VÍDEO: Recém-nascida se engasga com leite materno e é salva por policiais em Minas Gerais

A pequena Sophia foi socorrida por militares após se engasgar com leite materno (Reprodução/Instagram)

Uma criança de 17 dias teve a vida salva por policiais militares em Uberaba, no Triângulo Mineiro, nesse domingo (25). A pequena Sophia chegou ao batalhão acompanhada da família após engasgar com leite materno e só recuperou após um PM fazer desobstrução das vias aéreas da bebê recém-nascida.

De acordo com a Polícia Militar, a mãe da criança chegou ao quartel pedindo socorro, alegando que a filha estava desfalecida. Na sequência, os policiais atenderam a família e iniciaram manobras para desobstrução de vias aéreas. A situação foi registrada por uma testemunha e publicada nas redes sociais da PM de Minas Gerais.

Além da Manobra de Heimlich, os agentes fizeram massagem cardiopulmonar para reanimar o bebê. Para não interromper o procedimento, foi necessária a troca de militares durante as manobras de socorro.

Como a criança não apresentava sinais de vida, um dos profissionais passou a realizar sucção direta nas vias aéreas, desobstruindo o canal. A criança expeliu uma massa de leite pastosa.

“A pequena guerreira foi socorrida e encaminhada para receber atendimento médico. Ela passa bem e está se recuperando do susto!”, escreveu o perfil da PMMG nas redes sociais.

Uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e realizou o encaminhamento da criança ao Hospital Regional José de Alencar, ficando aos cuidados médicos.

Manobra de Heimlich em crianças e bebês

Engasgar é muito comum, principalmente entre bebês recém-nascidos, seja com leite ou objetos. Os procedimentos de emergência devem ser aplicados caso as vítimas enfrentem dificuldades para respirar devido ao engasgo.

Veja o passo a passo:

Bebê consciente

  • Coloque o bebê de bruços em cima de seu braço e faça 5 compressões (golpes com o calcanhar das mãos) entre as escápulas (no meio das costas);
  • Depois, vire o bebê de barriga para cima e faça 5 compressões sobre o esterno (osso do meio);
  • Se conseguir visualizar o objeto, retire-o;
  • Caso não seja possível a visualização do objeto, nem a retirada, continue realizando as compressões até a chegada do serviço de emergência, através do telefone 192.

Observação: Esta manobra em bebês é mais fácil ser executada com o auxílio de uma cadeira ou assento.

Bebê inconsciente

  • Deite o bebê de barriga para cima sem seu braço e abra boca e nariz;
  • Verifique se o bebê está respirando;
  • Se o bebê não estiver respirando, realize duas respirações boca-boca, bloqueando a boca e o nariz;
  • Observe se há expansão do peito; em caso negativo, realize novamente a respiração;
  • Contate imediatamente o serviço de atendimento de emergência, através do telefone 192.
Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!