BH foi o município que mais gerou empregos em Minas no primeiro bimestre de 2022

BH foi o município que mais gerou empregos em 2022 até agora
Análise da Sedese revelou ainda os setores que mais avançaram nesse quesito (Gil Leonardi/Imprensa MG)

Minas Gerais está em um processo de crescimento das vagas de emprego formal em 2022. A Sedese (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social) divulgou, nessa quarta-feira (30), um levantamento que revela os municípios e os setores que criaram mais novas vagas no primeiro bimestre deste ano e no topo da lista está Belo Horizonte.

A capital mineira aparece em primeiro lugar entre os municípios com maior geração de emprego formal. Em janeiro e fevereiro, em números absolutos, foram 83.511 admissões e 76.304 desligamentos, resultando no saldo positivo de 7.207 novas vagas. Logo atrás vem Nova Serrana, no Centro-Oeste do estado, com 2.140 novas vagas no primeiro bimestre.

Segundo dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Previdência, no mês de fevereiro, foram gerados 36.677 novos postos de trabalho. O estado foi o segundo maior na geração de empregos no país nesse mês, ficando atrás apenas de São Paulo.

Setores que lideraram

Ainda segundo o Caged, os setores que mais geraram novas vagas de emprego entre janeiro e fevereiro de 2022 em Minas foram as áreas de administração pública, defesa, seguridade social, saúde humana e serviços sociais, com 14.221 novas vagas.

Em seguida, veio o setor das indústrias de transformação, com 9.513 novas vagas no primeiro bimestre. Já em terceiro lugar, com 9.143 novos postos de trabalho estão os serviços de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas.

Veja abaixo lista dos dez municípios de Minas com maior geração de empregos em janeiro e fevereiro de 2022: 

MunicípioSaldo
Belo Horizonte7.207
Nova Serrana2.140
Patos de Minas 1.940
Uberlândia1.266
Uberaba875
Matozinhos785 
Betim742
Ipatinga671
Araporã668
Sacramento   598

Vacinação

De acordo com a diretora de Monitoramento e Articulação de Oportunidades de Trabalho da Sedese, Amanda Siqueira Carvalho, o avanço da vacinação contra a Covid-19 foi fundamental para o resultado positivo.

“O cenário de crescimento econômico apresentado por Minas Gerais se deve, sobretudo, ao alto grau de cobertura da vacinação em todo o estado, que tem possibilitado a redução das restrições ligadas à mobilidade e o retorno, já em patamares normais, das atividades de produção e consumo. Dessa forma, vemos o bom desempenho dos grandes setores econômicos com a abertura de novos postos de trabalhos formais”, conta.

Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!