Bombeiros de Minas chegam à Bahia para prestar apoio aos municípios impactados pela chuva

bombeiros minas
Cinco bombeiros a bordo da aeronave Arcanjo 02, além de três guarnições com 11 socorristas que seguiram por terra, chegaram ao município de Ilhéus no sábado (CBMMG/Divulgação)

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais integrou, na última semana, a força-tarefa nacional que oferece apoio aos moradores do Sul da Bahia, vítimas de inúmeros impactos provocados pelo alto volume de chuvas. No sábado (25), cinco bombeiros a bordo da aeronave Arcanjo 02, além de mais três guarnições com 11 socorristas que seguiram por terra, chegaram ao município de Ilhéus para prestar serviços de busca e salvamento.

As ações serão integradas com o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia e demais órgãos de Defesa Civil do estado e do governo federal. Durante o domingo (26), a equipe aérea decolou de Porto Seguro para Ilhéus para o resgate de pessoas ilhadas. Mais tarde, os bombeiros seguiram para a cidade de Itabuna para transportar água até um presídio.

Nesta segunda-feira (27), os militares devem dar continuidade ao apoio de salvamento em Ilhéus, além de também prestarem ajuda aos municípios de Itambé, Itapetinga e Itororó. Por lá, eles vão auxiliar na retiradas de árvores e veículos das rodovias, além de participarem da criação de uma ponte para a evacuação de pessoas da comunidade em Itambé.

Para a realização dos trabalhos, os militares mineiros levaram equipamentos diversos de salvamento, como cesto de aeronave para remoção de pessoas ilhadas, carretinha de transporte, um bote e um barco. A comitiva do Corpo de Bombeiros também leva dois geradores, luzes de cena, materiais de escoramento e salvamento em enchentes, dentre outros.

Mais 47 municípios em alerta

O governador da Bahia, Rui Costa, assinou ontem (26) novo decreto estadual que inclui mais 47 cidades na lista de municípios em situação de emergência em decorrência das chuvas intensas que atingem o estado neste mês. Até sábado (25), 25 cidades faziam parte da lista. Com a atualização, o número chega a 72.

“É uma tragédia gigantesca. Não me lembro se, na história recente da Bahia, tem algo dessa proporção pela quantidade de cidades, de casas envolvidas. É algo realmente assustador, o número de casa, de ruas, de localidades completamente embaixo de água”, disse o governador, em publicação no Twitter.

Com a medida, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais para apoiar as ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução das cidades. O governo federal também está mobilizando diversos órgãos e ministérios em ações de resposta ao desastre natural. Até o momento, mais de R$ 19 milhões já foram disponibilizados pela Defesa Civil Nacional.

Além da PRF (Polícia Rodoviária Federal), aeronaves e militares das Forças Armadas darão apoio aos municípios. A ajuda federal também inclui a liberação de recursos para a compra de combustível e a convocação de técnicos e de equipes da Força Nacional do Sistema Único de Saúde.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!