Sobe para 30 o número de cidades inundadas pelas chuvas na Bahia; ao menos 18 pessoas morreram

Cidades inundadas na Bahia
Segundo o governador Rui Costa (PT), já são 18 mortos pelas chuvas (Reprodução/Camila Marinho/TV Bahia)

No início deste mês, intensas chuvas na Bahia deixaram centenas de desabrigados. O estado enfrenta situação de calamidade, à medida que se aproxima de 30 o número de municípios inundados pelos temporais no Sul baiano. O governador do estado, Rui Costa (PT), confirmou que 18 pessoas morreram.

Embora os temporais tenham diminuído, o nível de água continua ascendendo nos municípios baianos localizados abaixo de barragens, o que preocupa as autoridades. Neste domingo (26), por exemplo, Itambé e Vitória da Conquista entraram em estado de alerta após o rompimento de uma barragem no distrito de Iguá.

Sobe o número de desabrigados no estado

Ontem (25), a Defesa Civil da Bahia revelou que são quase 4,2 mil pessoas desabrigadas e mais de 11,2 mil desalojadas em virtude das enchentes que assolaram as cidades baianas.

“Eram 19 [cidades] ontem, hoje os rios subiram. Estamos chegando a 30 cidades e casas completamente alagadas, numa extensão territorial bem grande. Todo apoio é bem-vindo”, comunicou o governador Rui Costa sobre as chuvas na Bahia.

Em sua conta no Twitter, o petista revelou que embarcou hoje (26) para a região sul, a fim de acompanhar de perto o trabalho da força-tarefa, que está preparada para assistir às vítimas das intempéries. “Estamos fazendo o resgates das pessoas em áreas de risco com helicópteros e botes. De outro lado, fornecendo cestas básicas e colchões. A prioridade neste momento salvar vidas”, publicou ele.

‘Tragédia sem precedentes’

“Acabei de receber novo levantamento e temos, neste momento, 37 cidades fortemente atingidas pelas chuvas. Visitei Itabuna e Itajuípe e as imagens são muito fortes. Na história recente da Bahia, não lembro de tragédia tão grande”, acrescentou Costa.

O governador também agradeceu a ajuda enviada por outros estados para conter os estragos decorrentes das chuvas na Bahia, como Minas Gerais, Sergipe, Rio Grande do Norte, Paraíba, Maranhão e Ceará. “Já estamos fazendo resgates das pessoas com apoio de pessoal, material e aeronave dos estados de Minas, Sergipe e está se deslocando de outros estados, como São Paulo. Recebemos mensagem do governador Doria (PSDB)”, disse ele.

A população atingida chega a 380 mil pessoas de 66 cidades, como Prado e Ilhéus. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a região sul do estado continua no status de Perigo e Perigo Potencial para tempestades. Ainda segundo o órgão, existe o risco de as cidades enfrentarem dificuldades, como descargas elétricas e alagamentos.

Chuvas na Bahia deixam cidades ‘ilhadas’

A situação das cidades inundadas na Bahia obrigou milhares a deixarem suas casas no estado. Segundo especialistas em meteorologia, a causa primária das enchentes teria sido uma tempestade atípica, fenômeno que combinou um corredor de umidade que vem da Amazônia e a formação de uma depressão subtropical.

No início deste mês, o governador baiano pediu que as pessoas saíssem das ruas e fossem para regiões mais altas. Equipes foram enviadas às localidades afetadas para tentar resgatar os cidadãos em situação de perigo mas, em muitos locais, o acesso por terra foi dificultado pelo fato de os municípios estarem ilhados.

Diante das dificuldades climáticas, artistas brasileiros como Felipe Neto e Whindersson Nunes se mobilizaram para fazer doações e ampliar o poder de resgate no estado.

Edição: Vitor Fernandes
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!