Bombeiros de Minas participam de resgate e salvamento no Recife após chuvas que deixaram 56 mortos

Bombeiros
Governo de Minas direcionou 11 militares para ações de apoio na região (Corpo de Bombeiros/Divulgação)

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais participa da força-tarefa de resgate e salvamento no Recife e região metropolitana, área atingida por fortes chuvas na última semana. De acordo com o Governo de Pernambuco, até este domingo (29), 56 pessoas morreram em decorrência do fenômeno.

O Governo de Minas direcionou 11 militares para ações de apoio na região. Eles atuam em equipes de busca e salvamento, que incluem cães, para ações de resposta, recuperação e reconstrução e também suporte ao controle das atividades da força-tarefa no estado.

Bombeiros do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres – Belo Horizonte (Bemad) decolaram às 5h30 na aeronave Caravan. Outros estão a caminho por terra, em caminhonete que também transporta ferramentas estratégicas.

Bombeiros de Minas
Cão da corporação também faz parte da força-tarefa (Corpo de Bombeiros/Divulgação)

De acordo com a administração estadual, além do conhecimento técnico profissional de atendimento, os bombeiros de Minas levam ao Recife recursos específicos para atuação em apoio às vítimas desaparecidas e soterradas.

“São equipamentos como detector de vida sísmico, gerador, luzes de cena, materiais de escoramento/rompimento, salvamento em enchentes/veicular/terrestre/altura, escoras metálicas/hidráulicas/manuais, HTs digitais, bombas específicas para desmanche hidráulico, entre outros”, detalha o Governo de Minas.

Chuvas no Recife

As chuvas têm devastado a capital de Pernambuco e a região metropolitana. Além dos mortos, a área também registrou 56 casos de desaparecidos, 25 feridos, 3.957 desabrigados e 533 desalojados, de acordo com o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira.

O ministro disse, em coletiva de imprensa nesta manhã, que entrou em contato com as autoridades da prefeitura de Recife e do estado para colocar as equipes do governo federal à disposição para ajudar no trabalho de resgate.

“Uma equipe da Defesa Civil Nacional vai permanecer aqui enquanto a situação assim demandar para auxiliar as autoridades locais nos próximos passos”, informou. 

Recife continua sofrendo com novas chuvas: somente entre a noite de sexta-feira (27) e 11h desse sábado (28), choveu o equivalente a 236 milímetros em algumas regiões da capital, mais de 70% do previsto em todo o mês de maio. As informações são da Defesa Civil municipal.

Um deslizamento de barreira registrado nas localidades de Córrego do Jenipapo e Sítio dos Pintos, que ficam nas Zonas Norte e Oeste do Recife, respectivamente, vitimou dois homens. Outro deslizamento, no bairro do Ibura, na Zona Sul da cidade, deixou 20 mortos, dos quais seis crianças, além de dezenas de feridos, segundo informações preliminares da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da região.

Edição: Vitor Fernandes
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!