VÍDEO: Bombeiros resgatam homem preso em lama de cisterna em Minas Gerais

homem resgatado cisterna
O rapaz trabalhava em uma obra quando a estrutura desabou sobre ele (CBMMG/Divulgação)

O Corpo de Bombeiros se mobilizou, na tarde dessa segunda-feira (21), para salvar um homem de 26 anos que caiu em uma cisterna depois que a estrutura desabou. O caso foi registrado em Montes Claros, no Norte de Minas.

Segundo a corporação, o operário atuava na perfuração da cisterna, que fica nos fundos de um estacionamento de carros, no Centro da cidade. Durante o serviço na obra, parte da estrutura, que estava bastante úmida, acabou cedendo.

O homem ficou preso com lama até a cintura em um buraco de aproximadamente quatro metros de profundidade.

No resgate, os bombeiros usaram equipamentos de proteção individual, cordas, pás, serras e materiais de salvamento em altura, além de um sistema de redução de forças. Ao total, quatro viaturas e 12 militares atenderam a ocorrência.

Homem não teve ferimentos graves

Um dos bombeiros desceu até o fundo da cisterna e retirou a terra com uma pá, considerando que o tronco da vítima encontrava-se bastante atolado na lama. Um dos pés dele chegou a ficar preso por uma pedra.
 
Durante o salvamento, o trânsito de veículos na rua lateral foi totalmente interditado para evitar a desestabilização do terreno. Após cerca de duas horas, o rapaz foi resgatado sem graves ferimentos. Ele foi encaminhado ao hospital Universitário de Montes Claros.

O local foi totalmente isolado. A Defesa Civil da cidade e o engenheiro responsável pela obra compareceram para a avaliação dos danos estruturais e tomada das medidas cabíveis. 

Resgate em BH

Na manhã dessa segunda-feira (21), outro resgate envolveu a queda em um buraco, dessa vez, em Belo Horizonte.

Um jovem de 22 anos precisou ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros após entrar em um tubulão de aproximadamente seis metros de profundidade e desmaiar lá dentro. O caso aconteceu no bairro Caiçara, na região Noroeste da capital.

Segundo os militares que prestaram socorro ao rapaz, a taxa de oxigênio no buraco era de 15%, nível bem abaixo no necessário para o bom funcionamento do corpo humano.

Utilizando técnicas de salvamento terrestre, bem como cilindro respiratório, os bombeiros entraram no local e fizeram o resgate da vítima (leia mais aqui).

Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!