A melhor comida do mundo, é claro, ganhou um dia oficial no calendário. 5 de julho é o Dia da Gastronomia Mineira, uma das queridinhas de brasileiros de todos os cantos. Sabores das 853 cidades de Minas Gerais se misturam e criam cardápios diversos, com muito tempero. Pratos famosos como frango com quiabo, feijão-tropeiro, feijoada e carnes diversas são a cara a cozinha mineira. Mas onde é possível saborear os temperos típicos em Belo Horizonte? O Guia BHAZ fez uma seleção com os melhores restaurantes de comida mineira de BH. São seis lugares em diferentes regiões e com preços variados.
Dona Lucinha
O restaurante Dona Lucinha é um dos mais tradicionais de Belo Horizonte. Fundado em 1990, no bairro São Pedro, na região Centro-Sul, ocupa uma casa que conserva a arquitetura original até hoje, com acabamento em madeira. E a tradição também é preservada no cardápio, com algumas das delícias da cultura mineira.
Dona Lucinha, que dá nome ao restaurante, foi a responsável pela ideia do local, e, cozinheira experiente, levava a comida mineira de BH para todos os cantos do Brasil. A chef e empreendedora morreu em abril de 2019, aos 86 anos, mas deixou um legado para a família e o estado.
A história é tão relevante que o livro “História da Arte da Cozinha Mineira por Dona Lucinha” se transformou em samba enredo da Salgueiro no Carnaval do Rio de Janeiro.
Os pratos são servidos no formato à la carte. Um dos mais pedidos é o delicioso frango com quiabo, que acompanha arroz, feijão, angu e couve.
Outro prato que chama a atenção dos clientes é a costelinha com ora-pro-nobis. É uma costelinha ensopada, finalizada com a tradicional folha dos quintais de Minas Gerais.
O Mineirinho é um prato servido com costelinha, regado ao molho de rapadura e agrião. De acompanhamento, arroz com alho frito e tutu de feijão.
Serviço
- Onde? Rua Padre Odorico, 38 – Savassi
- Funcionamento? Segunda-feira a sábado (das 11h às 23h) | Domingos e feriados das (das 11h às 17h)
- Reservas? (31) 2127-0788
Casa Cheia
Outro restaurante tradicional de Belo Horizonte é o Casa Cheia, inaugurado em 1978, no Mercado Central. O local conta com as mais diversas delícias gastronômicas, e já foi premiado pelo festival Comida Di Buteco, em 2005 e 2006.
Um prato que o cliente tem que experimentar é o torresmo de barriga marinado com ervas e cachaça, uma iguaria deliciosa. Recomenda-se provar também os famosos dadinhos de tapioca com queijo canastra ou mesmo uma costela no bafo com torradas.
Agora, o mais famoso é o Mexidoido Chapado: um mexido feito com arroz, legumes cozidos ao azeite, lombo, linguiça caseira, iscas de pernil, ovo de codorna frito e tempero especial de cheiro verde. A saborosa porção que bem representa a comida mineira, inclusive, foi a premiada pelo Comida Di Buteco, festival que premia os melhores bares e restaurantes de BH.

Serviço
- Onde? Mercado Central, no corredor T-18/S-16, nº 915/167, com a melhor opção de entrada pela portaria da rua Padre Belchior
- Funcionamento? Segunda-feira a sábado (das 10h30 às 17h45) | Domingo (das 10h às 13h)
- Informações? (31) 3274-9585
Xapuri
O restaurante Xapuri também tem tradição. Com 34 anos de história, serve iguarias tipicamente mineiras na região da Pampulha. Com um ambiente decorado e arejado, o estabelecimento é uma boa opção para quem quer se sentir em casa. Além das delícias, tem cerveja gelada e aquele cafezinho que não pode faltar.
Um dos pratos queridinhos do público é o mexidão metido a besta, que serve até duas pessoas. É uma mistura de arroz, feião e iscas de filé mignon.
A carne de panela também é uma opção deliciosa, serve duas pessoas, e acompanha arroz, feijão, batatas douradas e farofa de ovos.
O talharim com frango preguento é uma iguaria que serve até três pessoas. É um talharim cozido no frango preguento com acompanhamento de tutu.
O filé mignon a campanha serve duas pessoas. São 600g de filé mignon acebolado, acompanhado de arroz, feijão, farofa de ovos e batatas coradas.
Serviço
- Onde? Rua Mandacarú, 260, Trevo
- Funcionamento? De terça-feira a sábado (das 11h às 22h) | Domingo (das 11h às 18h)
- Reservas e informações? WhatsApp
Paladino
Localizado também na Pampulha, o restaurante traz, além da gastronomia mineira, uma decoração que remete às fazendas de Minas Gerais. O restaurante é um ambiente bem familiar para sentir o aconchego da fazenda sem precisar sair de BH, mas podendo saborear as delícias da comida mineira.
É uma boa opção para quem quer algo diferente, com interações ao ar livre, vivência com animais, trilhas interativas e oficinas ecológicas, além de ser ótima alternativa para levar as crianças por causa do atraente espaço kids.
O ripa na chulipa é uma deliciosa costela de porco assada lentamente, servida com feijão-tropeiro, couve refogada com alho, torresminho, arroz branco, abacaxi grelhado e barbecue caseiro de goiabada.
Já o mexido belisário é o tradicional da casa, feito com carnes defumadas pela Charcutaria Espinhaço, couve refogada com alho, ovo frito, torresminho e molho de pimenta.
Outra opção gostosa é galinhada cocoricó, preparada com o frango ensopado da casa, bem caldosa e finalizada com cogumelo tostado, milho assado e tomatinho. Acompanha salada.
O tradicional frango com quiabo é refogado e cozido em caldo rico com quiabo e ora-pro-nóbis. Acompanha couve refogada com alho, arroz branco, feijão e angu de fubá.
Serviço
- Onde? Avenida Gildo Mascedo Lacerda, 300, Braúnas
- Funcionamento? Terça a quinta-feira (das 11h30 às 16h) | Sexta-feira a domingo (das 11h30 às 17h)
- Reservas e informações? WhatsApp
Caipira Xique
O Caipira Xique é um lugar aconchegante e agradável, com a sensação de estar sentado na cozinha de uma fazenda. O local oferece serviço à la carte, focado na comida mineira. A cozinha é comandada pelo chef Leonardo Cabral e sua mãe dona Lena Cabral, e na copa quem comanda os drinks é o pai: seu Manuel.
O cardápio é composto pelas mais tradicionais iguarias mineiras. Tem o famoso frango com quiabo, frango ao molho pardo e o delicioso frango da vovó Maria. Tem também costelinha, torresmo de barriga, mexidão e carne de panela.
O local brinca que, como é “xique”, também tem filé, picanha, moranga recheada e muitas outras delícias.
Um bom lugar para um passeio em família ou mesmo um happy hour com os colegas de trabalho. Depois de relaxar e prosear bastante, não pode ir embora sem tomar aquele cafezinho adoçado com rapadura!
Serviço
- Onde? Rua Francisco Bretas Bhering, 324, Jardim Atlântico
- Funcionamento? Segunda a quinta-feira (das 11h30 às 15h) | Sexta-feira (das 11h30 às 23h30) | Sábado (das 11h30 às 23h30 | Domingo (das 11h30 às 17h)
- Reservas e informações? WhatsApp
Xico da Kafua
Inaugurado em 1981, no bairro João Pinheiro, em BH, o Xico da Kafua também é um restaurante especializado em comida mineira. Com uma variedade de petiscos, pratos, sobremesas e cachaças, o local funciona todos os dias e serve um delicioso frango caipira.
Um dos pratos queridinhos dos clientes é o trio mineiro. Ele é composto por torresmo crocante, linguiça caseira e mandioca frita. A carne de panela também é uma boa pedida, sendo servida com batata e pão artesanal.
O mais famoso da casa é o frango caipira, que servido ao molho pardo ou simples, acompanha arroz, quiabo e angu. O prato é generoso, ideal para duas pessoas.
Outra dica é a costelinha de porco, que acompanha tropeiro, arroz e linguiça artesanal. Serve uma pessoa.
Serviço
- Onde? Avenida Itaú, 1195, João Pinheiro
- Funcionamento? Todos os dias (das 11h30 às 16h)
- Reservas e informações? AQUI