Bombeiros salvam bebê de 11 dias que ficou sem respirar em Minas

bebê respiração obstruída
Bebê de 11 dias ficou com respiração obstruída em Minas (CBMMG/Divulgação)

O Corpo de Bombeiros de São João del-Rei, na região Central de Minas Gerais, salvou uma bebê de 11 dias que apresentou obstrução respiratória. O caso ocorreu na tarde de ontem (24), no bairro Solar da Serra.

Segundo os bombeiros, o pai da menina ligou e a equipe passou a orientá-lo, ainda por telefone. Devido ao nervosismo, ele não conseguiu executar as manobras de socorro. Com a urgência, uma viatura compareceu ao endereço da família.

“A menina ainda não respirava e já estava ficando cianótica (com a pele roxeada). Eu a tomei nas mãos e iniciei as manobras. Logo nos primeiros movimentos, pude perceber que ela começou a chorar, sinal de que havia passagem de ar”, disse o sargento Emiliano, que chefiou a equipe de resgate.

“Ela foi repassada para o Sargento Brighenti, que verificou sua situação e constatou que ela já respirava normalmente”, concluiu.

Após a desobstrução, os bombeiros de São João del-Rei encaminharam a menina à Santa Casa junto com familiares. Ela recebeu atendimento médico.

Terceiro caso em 2 semanas

Não é a primeira vez que um bebê fica sem respirar e precisa de resgate em Minas Gerais. No dia 10 deste mês, um menino de pouco mais de 1 ano foi conduzido ao Segundo Pelotão de Bombeiros com a respiração impossibilitada. Já no dia 16, os bombeiros salvaram um bebê de apenas 24 dias pelo telefone.

Também são comuns os casos de engasgo em crianças pequenas. Nesse domingo (23), um bebê de seis meses parou de respirar após se engasgar com um comprimido que ela deu a ele. Por meio de ligação telefônica, um sargento a instruiu e ele retormou a respiração.

No dia 15 de julho, uma recém-nascida de 18 dias também se engasgou com leite materno em Araxá, no Triângulo Mineiro. Familiares levaram a criança às pressas a um quartel da cidade, onde os bombeiros fizeram as manobras de socorro.

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!