Bombeiros salvam filhotes de lobo-guará durante incêndio no Triângulo Mineiro

lobo-guará incêndio
Filhotes foram encontrados durante incêndio em vegetação em Tupaciguara (Divulgação/CBMMG)

Militares do Corpo de Bombeiros salvaram dois filhotes de logo-guará em Tupaciguara, região do Triângulo Mineiro, na tarde de ontem (27).

Os bombeiros foram acionados para combater as chamas de um incêndio em vegetação, na zona rural do município, na BR-452, próximo à divisa com Monte Alegre.

De acordo informações enviadas aos bombeiros, o fogo teria começado em uma APP (Área de Preservação Permanente) e depois se alastrou para um canavial.

A guarnição contou com o apoio de caminhões pipas das empresas participantes da Rinem (Rede Integrada de Emergência) de Tupaciguara. Após horas de combate, as chamas foram controladas.

Salvamento

Durante o combate ao fogo, os militares notaram a presença de dois filhotes de lobos-guará em meio a vegetação, correndo o risco de se queimarem.

Os militares, rapidamente, realizaram o salvamento dos dois e os deixaram em um local seguro. Após a finalização dos trabalhos, os dois foram encaminhados aos cuidados veterinários.

Risco de extinção

O lobo-guará está entre as 1.173 espécies da fauna ameaçadas de extinção. A estimativa é que no Brasil vivam cerca de 24 mil lobos-guará, com maior concentração no Cerrado.

Eles podem ser encontrados ainda, em menor número, na Mata Atlântica, no Pantanal e no Pampa.

A espécie sofre com a degradação do meio ambiente, avanço desordenado de atividades humanas sobre o Cerrado e centros urbanos, o que leva à perda de habitats.

Também é afetada pelo aumento da caça, por atropelamentos e disseminação de doenças a partir do contato com cães domésticos.

Com Agência Brasil

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!