Brigadista morre durante combate a incêndio florestal em Minas

Incêndio florestal
Vítima teria se afastado do grupo de brigadistas (Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Um brigadista de 41 anos morreu na tarde desse sábado (8) enquanto combatia um incêndio florestal na BR-458, próximo ao trevo de Ipaba, no Vale do Aço. A vítima teria se afastado do grupo de brigadistas, e os colegas a encontraram já sem vida.

De acordo com o Diário do Aço, o homem foi identificado como Nemoel da Silva. Ele fazia parte da equipe de combate a incêndio florestal da Cenibra (Celulose Nipo-Brasileira), indústria produtora de celulose, e atuava em uma região conhecida como “Talhão 26”, do Projeto Beira-Rio.

Conforme informações do Corpo de Bombeiros, a equipe de brigadistas começou a chamar por Nemoel quando percebeu que ele se afastou do grupo, perdendo contato visual.

Sem resposta, eles retomaram o trajeto e encontraram a vítima já sem vitais, deitada dentro de uma canaleta de enxurrada pluvial com cerca de 40 centímetros de profundidade.

Ainda segundo os bombeiros, as roupas e o EPI (Equipamento de Proteção Individual) do brigadista foram queimados, e ele presentava sinais de queimadura em segundo grau por todo o corpo, além de outros sinais consequentes à ação do calor.

O local foi isolado, e a perícia da Polícia Civil também compareceu à cena.

Cenibra lamenta morte

Procurada pelo BHAZ, a Cenibra enviou comunicado lamentando a morte de Nemoel da Silva.

Conforme a nota, o brigadista cumpria a atividade de preparação de aceiro para controle de incêndio em área de plantio de eucalipto, junto de outros colegas. Ao final da tarefa, os trabalhadores deveriam ter deixado o local para que o incêndio se extinguisse na área isolada.

“No entanto, Nemoel não se juntou ao grupo. Após busca, foi encontrado pelos colegas já vitimado pelo fogo”, diz o comunicado.

A Cenibra também informou que “as causas do acidente já estão sendo investigadas pelas autoridades competentes acionadas conforme os protocolos de ocorrências desta natureza” e completou: “por parte da Cenibra, a prioridade é o apoio à família e aos colegas de trabalho”.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!