‘Busão da Vacina’ começa a percorrer cidades do Norte de Minas

Busão da Vacina
Além da vacinação, o veículo disponibiliza testes rápidos, aferição de pressão arterial e apoio psicossocial (Fábio Marchetto/SES-MG)

O ‘Busão da Vacina’, estratégia desenvolvida em parceria entre o Governo de Minas e a CVB-MG (Cruz Vermelha Brasileira – Filial Minas Gerais), começou a percorrer o estado nesta sexta-feira (18). Deste fim de semana até o dia 2 de julho, o veículo estará no Norte de Minas, passando pelas cidades de Lontra, Brasília de Minas, São Francisco, Manga, Jaíba e Janaúba.

O ônibus transformado em unidade móvel de saúde tem o objetivo de levar vacinas contra várias doenças – entre elas a Covid-19 e a gripe – aos mineiros mais vulneráveis. Além da vacinação, o veículo disponibiliza testes rápidos, aferição de pressão arterial e apoio psicossocial.

Sua estrutura conta com três salas para aplicação de imunizantes, três mesas para cadastro de cidadãos e testes rápidos, 20 cadeiras para espera e, ainda, duas tendas para cadastros. O ‘Busão da Vacina’ vai permanecer em Minas Gerais por cerca de 45 dias.

“Quero agradecer à Cruz Vermelha Brasileira, em conjunto com a Mercedez-Bens, que é a patrocinadora, e à Câmara de Comércio Brasil-Alemanha para a Cruz Vermelha Brasileira, pela cessão temporária do ‘Busão da Vacina’ que, sob orientação da nossa Secretaria de Estado de Saúde, estará percorrendo diversos municípios do estado, ajudando no processo de vacinação, que é importantíssimo nesse momento”, destacou o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

Para o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, a iniciativa vai contribuir para acelerar a chegada dos imunizantes aos municípios em situação de vulnerabilidade. “Especialmente se considerarmos que a velocidade da vacinação não é a mesma em todas as regiões do estado”, ressalta, referindo-se à heterogeneidade de Minas Gerais, com 853 municípios e cerca de 20 milhões de habitantes.

Neste primeiro momento, 16 voluntários da CVB-MG receberão treinamento para aprender a manusear os equipamentos do ônibus. A equipe também será orientada quanto à prevenção e protocolos de segurança adotados pelo Ministério da Saúde, como o correto distanciamento entre as pessoas.

Com Agência Minas

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!