Dois candidatos morrem após prova física de concurso da Polícia Penal de Minas

Polícia Penal
Concurso oferece 2.420 vagas para agentes de segurança penitenciários (Sejusp/Divulgação)

Dois candidatos do concurso da Polícia Penal de Minas Gerais morreram na última semana, depois de passar pela prova de condicionamento físico da seleção. Os óbitos foram confirmados pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais).

Um dos candidatos faleceu na terça-feira (10), e outro, na quinta-feira (12). Conforme o edital do concurso, a prova de condicionamento físico consiste em cinco etapas: um teste de flexão em barra fixa; um de impulsão horizontal; um de flexão abdominal; um de flexão de braço no solo; e um teste de corrida de 12 minutos.

Prova de condicionamento físico
Prova consiste na realização de cinco testes físicos (Selecon/Divulgação)

O concurso da Polícia Penal oferece 2.420 vagas para agentes de segurança penitenciários, sendo 1.944 vagas para homens e 476 para mulheres.

Mal súbito

De acordo com a Sejusp, os dois candidatos apresentaram um quadro de mal súbito depois de terminar a corrida, último teste da prova de condicionamento físico do concurso.

De início, eles foram atendidos pela equipe médica que acompanha os testes, ainda no Ciaar (Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica), em Lagoa Santa, região metropolitana de Minas Gerais, onde a prova é aplicada.

Depois, eles foram levados à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Vespasiano e deram entrada ainda com vida, mas o quadro de saúde se agravou e eles faleceram. “Um deles chegou a ser transferido para a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Municipal Célio de Castro”, informa a Sejusp.

A pasta ainda acrescenta que os casos também foram acompanhados pelo Instituto Nacional de Seleções e Concursos (Selecon), responsável pela realização do teste. O BHAZ procurou o Selecon e aguarda retorno.

“Os atestados de óbito não foram disponibilizados. A Sejusp se solidariza com familiares e amigos neste momento tão difícil e inesperado. Todos os procedimentos necessários foram realizados pelo Instituto Selecon, com apoio da Sejusp que segue acompanhando o caso”, diz a nota.

A secretaria ainda ressalta que os dois candidatos apresentaram laudo médico liberatório para realizar esta etapa do concurso.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!