Celular roubado ou furtado? Aprenda a inutilizar aparelhos pela internet na Central de Bloqueio

Minas Gerais registrou entre janeiro e maio deste ano mais de 43 mil celulares furtados ou roubados. Com o objetivo de reduzir este número, a Central de Bloqueio de Celulares do Estado de Minas Gerais (Cbloc) foi criada pelo governo para que o aparelho não possa ser utilizado pelos criminosos.

Os procedimentos são feitos via internet e pretende desestimular a prática do crime, visto que a maioria dos aparelhos roubados são vendidos de forma ilegal. Para realizar o bloqueio é preciso que o cidadão faça o Boletim de Ocorrência (B.O.), pois o número do documento será exigido durante o procedimento.

Ao fazer a solicitação de bloqueio, o número da linha da vítima não será perdido. Por conta disso será preciso procurar cada operadora para que as garantias do plano do contratante sejam mantidas.

Outra garantia deste novo serviço é o fato do criminoso não conseguir acessar as informações pessoais que estão no aparelho. Minas Gerais registrou até o mês de maio 19,9 mil ocorrências de roubo de celulares e 23,7 mil de furto. É importante frisar que quem perder o aparelho não poderá pedir o bloqueio do mesmo por esse sistema, mas precisará contactar a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Caso os aparelhos roubados/furtados sejam recuperados pela polícia acontecerá o contato com o proprietário para que ele se dirija até uma unidade para fazer a retirada do mesmo. É necessário a assinatura de um termo de restituição.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!