‘Dilúvio’ e estado de calamidade: forte chuva deixa mais de 100 famílias desabrigadas em Minas

Moradores realizam a retirada do barro das ruas da cidade

Mais de 100 famílias estão desabrigadas por conta de uma forte chuva ocorrida em Alvinópolis, na região Central de Minas Gerais, na noite dessa quarta-feira (1º). A Defesa Civil visita desde o início da manhã desta quinta (2) os locais mais atingidos.

Ao Bhaz, Ivan Sílvio, secretário de governo da cidade, contou que foram, aproximadamente, 25 minutos de chuva, o suficiente para deixar vários estragos. “Foi um verdadeiro dilúvio acompanhado de forte ventania. Nossa cidade nunca viu uma chuva tão forte”, afirmou.

Devido à queda de postes e o rompimento dos cabos, parte da cidade continua sem energia. O secretário ainda disse que várias casas ficaram destelhadas e que houve desabamentos em alguns pontos. “Ainda estamos fazendo o balanço do impacto da chuva e na sequência o prefeito decretará estado de calamidade”, disse.

Casas foras destelhadas e cidade decretará estado de calamidade (Reprodução/WhatsApp)

Por meio das redes sociais, moradores contam o drama vivido. “Na minha casa entrou barro praticamente em todos os cômodos. Graças a Deus nossos vizinhos nos ajudaram a tirar o barro da rede de esgoto. Ficamos até quase uma da manhã limpando”, escreveu uma moradora. Outra usuária disse que a casa da avó ficou sem as janelas, enquanto o forte vento arrancou o portão da garagem da residência da tia.

De acordo com o secretário, diversos prédios públicos também foram atingidos, entre eles policlínicas, um parque de exposição e a prefeitura. “Perdemos vários documentos com a inundação”, ponderou. As autoridades ainda estudam formas de alojar os desabrigados. A cidade não possui estação meteorológica e, por conta disso, não foi possível precisar o volume da chuva que a atingiu.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!