Chuva em Minas: Zema decreta situação de emergência em 31 cidades

chuva minas
Cidade de Palmópolis ficou destruída (Reprodução/Redes sociais)

As fortes chuvas registradas no interior do estado fizeram com o que o governador Romeu Zema (Novo) decretasse situação de emergência em 31 cidades. Um decreto foi publicado no Minas Gerais, diário oficial do Governo de Minas, desta sexta-feira (10).

“A situação de anormalidade de que trata o caput é válida para as áreas comprovadamente afetadas por chuvas intensas, incluídas nos Formulários de Informações do Desastre” diz um dos artigos do decreto.

Diante da gravidade da situação nas 31 cidades, Zema autorizou a “mobilização dos integrantes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, no âmbito do Estado, para prestar apoio complementar aos municípios atingidos, mediante a coordenação do Gabinete Militar do Governador”.

Veja a relação das cidades onde a situação de emergência foi decretada:

Águas Formosas

Bertópolis

Caraí

Carmo da Cachoeira

Engenheiro Caldas

Fronteira dos Vales

Ibirité

Itambacuri

Jacinto

Jampruca

Joaíma

Lagoa Formosa

Machacalis

Manhuaçu

Monte Formoso

Novo Cruzeiro

Novo Oriente de Minas

Ouro Verde de Minas

Padre Paraíso

Palmópolis

Pescador

Resplendor

Rio do Prado

Salto da Divisa

Santa Helena de Minas

Santa Maria do Salto

Santo Antônio do Amparo

Santo Antônio do Jacinto

Teófilo Otoni

Umburatiba

Virgem da Lapa

O decreto ainda aponta que as precipitações causaram inundações, enxurradas, movimentos de massas e alagamentos. “Compete ao Estado a preservação do bem-estar da população nas regiões atingidas por eventos adversos causadores de desastres, para, em regime de cooperação, combater e minimizar os efeitos das situações de anormalidade”.

Vale do Jequitinhonha

A região foi uma das mais afetadas pelas chuvas dos últimos dias. Segundo a Defesa Civil estadual, em Palmópolis, 100 pessoas estão desabrigadas e aproximadamente 1,5 mil encontram-se isoladas na zona rural. Esses moradores estão sem água, luz e internet.

O meteorologista Claudemir de Azevedo, do Inmet, explicou o que provocou as precipitações. “Áreas de instabilidade associadas com Zona de Convergência do Atlântico Sul fizeram com que fossem registrados volume acentuado. Nesta sexta-feira ainda deve chover e amanhã (11) diminui”.

Zema, pelas redes sociais, disse que o governo vem atuando para “amenizar os estragos das fortes chuvas”. “A Defesa Civil Estadual está coordenando ações emergenciais, enviando reforço e ajuda humanitária. O DER-MG está empenhado na reconstrução de pontes”.

Edição: Roberth Costa
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!