Chuvas em Minas já atingiram mais de 40 mil pessoas; 10 mil estão desalojadas

chuvas mg
Seis óbitos também já foram registrados no estado (CBMMG/Divulgação)

O intenso período chuvoso em Minas Gerais já atingiu 40.084 pessoas no estado. Os temporais também deixaram 10.200 desalojados, que são aqueles que tiveram que deixar os imóveis temporária ou definitivamente. As informações são do boletim da Defesa Civil de Minas Gerais, divulgado nesta quarta-feira (29). Ainda segundo o órgão, as chuvas fortes devem continuar em boa parte do estado, inclusive em Belo Horizonte e na região metropolitana.

A Defesa Civil também registrou 50 feridos no estado, além de seis óbitos. Outros 2.401 ficaram desabrigados com a chuva – isto é: perderam o acesso aos imóveis e dependem de abrigo fornecido pelo Estado.

Reprodução/Defesa Civil de Minas Gerais

Montes Claros

O Corpo de Bombeiros do estado está atuando no resgate das vítimas, principalmente na região Norte de Minas, que foi a mais afetada. O município Montes Claros, conhecido justamente pelo calor e pela baixa ocorrência de chuvas, se tornou foco de inundações nos últimos dias.

Por lá, a barragem “Vai quem pode” está sendo monitorada e passa por vistoria. A contenção de água possui cerca de dois quilômetros de extensão e oito quilômetros de profundidade.

Casa alagada no bairro Vila Monte Narciso, em Montes Claros (CBMMG/Divulgação)

Salinas

Em Salinas, os bombeiros atuam no resgate dos moradores após o transbordamento do Rio Salinas. O município decretou situação de emergência em virtude da inundação e alagamento de vários bairros da cidade.

Na segunda-feira (27) um asilo foi alagado na cidade e trinta e oito idosos precisaram ser realocados para um abrigo provisório. Cinco famílias foram desabrigadas e também destinadas para locais de acolhimento montados pela prefeitura. Aproximadamente 70 pontos comerciais, 236 residências, além do mercado municipal também foram atingidos pelos alagamentos e inundação. Alguns povoados da zona rural ficaram sem acesso por terra.

Dois bombeiros que atuavam na região passaram por um tenso resgate, que foi filmado após o transbordamento do Rio Salinas. A embarcação em que os militares estavam virou na correnteza e eles ficaram ilhados. Policiais militares usaram cordas e a força para içar os bombeiros para uma ponte (veja aqui).

Rio Pardo de Minas

O Rio Pardo, que passa pela cidade de mesmo nome, também transbordou nesta segunda-feira. Moradores que estavam ilhados foram retirados de suas residências para locais seguros, onde estão recebendo assistência. Pelo menos oito casas foram interditadas.

Ainda acontecem ações de resgate de moradores da zona rural com necessidade de atendimento médico e envio de recursos, como água potável e alimentos. Além da continuidade na realização de vistorias em áreas de risco.

Porteirinha

Os bombeiros de Janaúba foram empenhados em Porteirinha em virtude do aumento do volume da água do Rio Mosquito. A água inundou parte do centro e alguns bairros da cidade. Algumas famílias foram retiradas de suas residências pelos bombeiros, pela Defesa Civil de Porteirinha e foram realocadas em casas de parentes ou abrigos provisórios.

As equipes permanecem na cidade realizando vistorias e monitoramentos das áreas de risco. Não há registro de vítimas feridas, nem fatais.

Inundação atingiu a cidade de Porteirinha (CBMMG/Divulgação)
Edição: Giovanna Fávero
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!