Minas já decretou situação de emergência em 124 municípios por causa das chuvas fortes

Município afetado chuva
Região Norte foi a mais afetada pelas enchentes até o momento (Marco Evangelista/Imprensa MG)

O Governo de Minas reconheceu, até essa quinta-feira (30), estado de emergência em 124 municípios mineiros por causa das fortes chuvas que têm atingido o estado. A maioria das cidades em alerta ficam no Norte de Minas. Entre elas, estão Salinas, Rio Pardo de Minas e Porteirinha.

Até ontem, o estado já havia registrado 11,3 mil pessoas desalojadas, 2,6 mil desabrigadas e seis mortes. Ainda nesta semana, o governador Romeu Zema (Novo) visitou alguns municípios afetados e acompanhou as operações de resgate.

A Coordenadora Estadual de Defesa Civil auxilia as cidades no preenchimento da documentação exigida pelo governo federal para acesso aos recursos de emergência. Além disso, o órgão também distribuiu kits que incluem notebooks, coletes e outros equipamentos destinados ao atendimento e assistência da população nas áreas de risco.

Ao lado da Defesa Civil do estado, também integram a força-tarefa formada para prestar socorro na região o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, além de algumas secretarias do governo do estado que prestam auxílio às famílias afetadas pelas enchentes.

Auxílio financeiro e resgate

Para ajudar financeiramente os municípios afetados, o Governo de Minas anunciou que vai antecipar o pagamento de seis parcelas do acordo firmado com a AMM (Associação Mineira de Municípios), referente ao ICMS e ao IPVA.

Além disso, de três a seis parcelas do Piso Mineiro de Assistência Social também poderão ser adiantadas dependendo da necessidade de cada município.

Além da atuação dos bombeiros de Minas no sul da Bahia, cerca de 200 militares foram para as áreas afetadas no Norte de Minas para prestar os serviços de vistoria de risco de inundação, alagamento e enxurrada; análise de risco de desabamento; salvamento; vistoria de barragens; recebimento e entrega de donativos.

Com Agência Minas

Edição: Giovanna Fávero
Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!