Ouro Preto, Tiradentes e mais 28 cidades históricas de Minas decidem cancelar Carnaval em 2022

carnaval ouro preto
Folia está cancelada em Ouro Preto (Lavínia Viana/Prefeitura de Ouro Preto/Divulgação)

O Carnaval de 2022 está cancelado nas cidades históricas do estado. É o que decidiram, nessa sexta-feira (10), os 30 municípios que integram a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais. Entre os locais com a folia cancelada estão Ouro Preto, Tiradentes e Diamantina.

O prefeito de Itapecerica e presidente da associação, Wirley Rodrigues Reis, afirmou, em nota, que a decisão levou em consideração a pandemia de Covid-19 e as orientações epidemiológicas.

“A fim de que os avanços conquistados até a presente data com a vacinação não tenham sido em vão e não sofram nenhum retrocesso, a Associação decidiu, por unanimidade dos votos, orientar os municípios integrantes pela não realização do Carnaval 2022”.

Apesar da folia não acontecer, os municípios não estão impedidos de receber turistas. “A Associação sugere que os gestores incentivem e promovam eventos ligados ao turismo cultural, ecológico e de aventura, visando proporcionar, em um formato adequado à realidade atual, variados atrativos no feriado em questão”, sugeriu.

Vida priorizada

A expectativa da associação é de que os eventos com “grandes aglomerações” possam ser autorizados a partir do segundo semestre do ano que vem, “se confirmados os estudos e índices epidemiológicos esperados”.

No final da nota, o prefeito ressaltou que a decisão foi tomada pois a vida e a saúde dos habitantes e turistas são priorizadas. “Fica aqui registrado o anseio da Associação para que, em breve, todos os grandes eventos culturais sejam realizados com segurança”, concluiu.

Veja a relação das cidades que não terão Carnaval:

BrumadinhoBaependi

Barão de Cocais

Bom Jesus do Amparo

Conceição do Mato Dentro

Caeté

Catas Altas

Cataguases

Congonhas

Campanha

Diamantina

Itabira

Itabirito

Itapecerica

Januária

Lagoa Santa

Mariana

Nova Era

Ouro Preto

Ouro Branco

Paracatu

Pitangui

Prados

Santa Bárbara

Serro

São João del-Rei

São Thomé das Letras

Sabará

Santa Luzia

Tiradentes

BH

O Carnaval em Belo Horizonte segue, por enquanto, indefinido. Em entrevista, Jackson Machado, secretário municipal de Saúde, disse que o “ideal” é que não aconteça a festa, mesmo com 99,7% da população tendo recebido a primeira dose da vacina e 86,4% estando com o esquema de imunização completo.

“A Saúde recomenda que não aconteça aglomerações na cidade. O ideal é que não haja Carnaval. Esta é a recomendação, mas a prefeitura é que vai falar”, afirmou.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!