BH imuniza 99,7% da população com 1ª dose; secretário de Saúde fala de Carnaval e fim de ano

vacina covid
BH tem 75,4% com o esquema vacinal completo (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Belo Horizonte está com 99,7% da população residente vacinada com a primeira dose do imunizante contra o novo coronavírus. O esquema vacinal, por sua vez, já foi concluído por 86,4% dos moradores acima dos 12 anos. Os dados foram divulgados pelo secretário municipal de Saúde, Jackson Machado, nesta sexta-feira (10).

Conforme informado pelo gestor da pasta, um levantamento foi solicitado pela prefeitura visto que os percentuais de vacinação não estavam apresentando mudança. 

“Vacinávamos 20, 50 mil pessoas e a cobertura não passava de 83%. Perguntamos então quantas pessoas vacinaram [independente do lugar] e moram em Belo Horizonte”, disse Jackson.

O questionamento junto aos órgãos federais fez com que o município tivesse um balanço mais atualizado da situação vacinal. 

“De primeira dose já foram 2.192.671 vacinas em pessoas que declararam residência em BH, ou seja, 99,7% da população já recebeu. Em relação a segunda dose, 1.900.150 significa 86,4% da população [com esquema vacinal completo]. As pessoas estão protegidas. Notícia muito boa”, anunciou.

Sobre a vacinação de crianças, Jackson disse que só está esperando a autorização do Ministério da Saúde. “Aguardamos ansiosamente a vacinação deste público. Já temos insumos caso venha a permissão”.

Nada de relaxar 

O avanço na imunização não permite, no entanto, o relaxamento nas medidas de prevenção contra a Covid-19. A máscara segue sendo exigida na cidade e não há previsão para retirada da obrigatoriedade. 

“Não podemos relaxar e deixar de usar máscara. Parar de usá-la é a mesma coisa que deixar de usar escova de dente”, afirmou lembrando a volta da exigência do acessório na Inglaterra.

Jackson pediu atenção especial com o final de ano e as confraternizações. “A recomendação continua a mesma: evitar aglomerar, usar máscara, higienizar as mãos. É isso que, desde o começo da pandemia, mantém a população de Belo Horizonte em segurança”.

Carnaval

Sobre o Carnaval de 2022, Jackson destacou que a orientação é para que a folia não aconteça. “A Saúde recomenda que não aconteça aglomerações na cidade. O ideal é que não haja Carnaval. Esta é a recomendação, mas a prefeitura é que vai falar”, afirmou.

Covid-19

Conforme o Boletim Epidemiológico e Assistencial, BH tem 293.884 casos confirmados do novo coronavírus e 7.052 mortes. O número de pacientes recuperados chegou a 286.076 e os em acompanhamento estão em 753. Os dados são dessa quinta-feira (9).

Confira os indicadores de monitoramento da pandemia:

  • Número médio de transmissão por infectado (RT) – 1,03 – nível amarelo
  • Ocupação de leitos de UTI Covid-19 – 44,5% – nível verde
  • Ocupação de leitos de enfermaria Covid-19 – 43,6% – nível verde

O informe da PBH pode ser visto clicando aqui.

Edição: Roberth Costa
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!