Cidades do Triângulo Mineiro contestam distribuição de vacinas e cobram Governo de Minas por mais doses

Vacina contra Covid-19
Municípios enviaram ofícios ao governo pedindo mais doses de imunizantes (Fábio Marchetto/SES-MG)

Não é só em Belo Horizonte que os órgãos municipais de saúde expressam insatisfação com o recebimento de vacinas contra a Covid-19 pelo estado: nos últimos dias, várias cidades do Triângulo Mineiro enviaram ofícios ao Governo de Minas contestando o esquema de distribuição dos imunizantes. Os municípios ainda pedem que a administração estadual envie mais doses para compensar o desequilíbrio apontado.

Já o Governo de Minas defende que segue as diretrizes do Ministério da Saúde para repassar as doses e que “envia periodicamente aos municípios formulários para que cada prefeitura adeque as estimativas dos respectivos grupos prioritários contemplados em cada etapa de vacinação” (leia mais abaixo).

Uberlândia contesta critérios

A Prefeitura de Uberlândia enviou, nessa quinta-feira (5), um documento ao Governo de Minas solicitando a “correção do envio desproporcional de vacinas contra a Covid-19 e a entrega de doses extras à cidade”. No ofício, o município compara a quantidade de doses recebidas em relação a Juiz de Fora, na Zona da Mata, para apontar desigualdades.

“Uberlândia, com população estimada pelo IBGE de 699.097 habitantes, obteve aproximadamente 88% das doses D1 e 54% das doses D2. Enquanto isso, Juiz de Fora, cuja população é estimada em 573.285 pessoas, foi contemplada com quase 92% das doses D1 e aproximadamente 64% das doses D2. Uma diferença que representa, na prática, cerca de 45 mil doses a menos (15 mil D1 e 30 mil D2) para a população uberlandense”, diz o ofício.

A Prefeitura de Uberlândia argumenta que, além da revisão dos critérios de distribuição, o Governo de Minas também deve enviar mais doses ao município para “auxiliar nos esforços para controle da escalabilidade viral, que já se encontra prejudicada pela desproporcionalidade apontada”.

Triângulo Sul faz reivindicações

A macrorregião do Triângulo Sul, composta por 27 cidades, também reivindica a revisão dos critérios de distribuição das vacinas contra Covid-19. Por meio do Consórcio de Urgência e Emergência do Triângulo Sul (Cistrisul), e da Prefeitura de Uberaba, os municípios encaminharam ofício ao Governo de Minas solicitando, em caráter de urgência, o envio de mais doses para a região.

O documento aponta que, segundo o IBGE de 2019, a população estimada do Triângulo Sul era de 781.954 habitantes. Os dados utilizados para encaminhamento das vacinas aos municípios, no entanto, seriam da estimativa do IBGE de 2012, conforme relatório da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais).

As cidades também reforçam que a macrorregião enfrenta uma aumento de casos e óbitos por Covid-19, além de estar na onda vermelha do programa Minas Consciente, enquanto nove das outras 14 já estão na onda verde. “Atendendo esse pleito, conseguiremos prosseguir com maior agilidade e eficiência a imunização da população de nossa região, Triângulo Sul”, diz o ofício.

O Triângulo Sul é composto pelos seguintes municípios: Uberaba, Araxá, Frutal, Iturama, Conceição das Alagoas, Sacramento, Ibiá, Fronteira, Perdizes, Campos Altos, Itapagipe, Santa Juliana, Planura, Delta, Carneirinho, Campo Florido, Limeira do Oeste, Conquista, São Francisco de Sales, Pirajuba, Tapira, União de Minas, Veríssimo, Pedrinópolis, Pratinha, Comendador Gomes e Água Comprida.

O que diz o Governo de Minas?

Procurada pelo BHAZ, a SES-MG garantiu que distribui as doses de vacina “de forma proporcional e equânime a todos os 853 municípios do estado”. Segundo a pasta, a definição dos grupos elencados para a vacinação e os quantitativos destinados para as prefeituras atendem às diretrizes do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação do Ministério da Saúde.

“A cada envio de doses, o Ministério da Saúde estabelece um Informe Técnico com a quantidade de imunizantes disponibilizados para cada estado, incluindo as estimativas populacionais das cidades e dos grupos prioritários que serão atendidos”, defende o governo estadual.

“É importante ressaltar que o percentual de doses para as prefeituras é definido de acordo com cada grupo prioritário elencado para vacinação — e não segundo a população total do município, apenas”, completa, por meio de nota (leia na íntegra abaixo).

Nota da SES-MG

“A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) informa que segue as diretrizes do Ministério da Saúde para repassar as doses de vacinas contra covid-19 de forma proporcional e equânime a todos os 853 municípios do estado. Até esta sexta-feira (6/08), foram enviadas ao município de Uberlândia 541.945 doses de vacinas contra a covid-19. Desse total, 348.478 vacinas foram aplicadas como primeiras doses, 145.876 como segundas doses e outras 19.399 como dose única.

A definição dos grupos elencados para a vacinação e os respectivos quantitativos de doses destinados para as prefeituras atendem às diretrizes do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19, do Ministério da Saúde (MS).

A cada envio de doses, o Ministério da Saúde estabelece um Informe Técnico com a quantidade de imunizantes disponibilizados para cada estado, incluindo as estimativas populacionais das cidades e dos grupos prioritários que serão atendidos. É importante ressaltar que o percentual de doses para as prefeituras é definido de acordo com cada grupo prioritário elencado para vacinação — e não segundo a população total do município, apenas.

Para manter os dados atualizados, a fim de garantir uma distribuição igualitária de vacinas, paralelamente ao levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, a SES-MG envia periodicamente aos municípios formulários para que cada prefeitura adeque as estimativas dos respectivos grupos prioritários contemplados em cada etapa de vacinação. Dessa forma, a SES trabalha com os dados mais atualizados sobre as estimativas do público a ser vacinado.

Com o avanço da imunização em Minas Gerais, a expectativa é de que todo mineiro maior de 18 anos receba a primeira dose contra a covid-19 até o final de setembro de 2021. A SES-MG ressalta que o cumprimento do calendário de vacinação está condicionado aos envios de doses por parte do Ministério da Saúde.

Concomitantemente ao processo de vacinação, o Governo de Minas mantém ativo o plano Minas Consciente, que orienta os municípios sobre as medidas sanitárias adequadas, visando conter o avanço da covid-19 em Minas Gerais, por meio de um rígido monitoramento do cenário epidemiológico em todas as regiões do estado”.

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!