Comissão Especial da ALMG vota PEC que prevê tombamento da Serra do Curral

Serra do Curral
A Serra do Curral é um dos cartões-postais de Belo Horizonte (PBH/Divulgação)

A Comissão Especial da ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais) definida para emitir parecer sobre a PEC que prevê o tombamento da Serra do Curral se reúne nesta segunda-feira (13) para votar a Proposta de Emenda à Constituição. Uma primeira reunião, que começou às 10h, foi suspensa para entendimentos logo no início. Outro encontro está marcado para às 16h.

Caso a comissão emita parecer favorável à PEC 67/21, o texto já pode ir a Plenário ainda hoje. A proposta busca garantir o tombamento do cartão-postal de Belo Horizonte e região metropolitana para fins de conservação.

A presidente da Comissão Especial que se reúne hoje é a deputada Ana Paula Siqueira (Rede), e o deputado Osvaldo Lopes (PSD) é o vice-presidente. A deputada Beatriz Cerqueira (PT) foi escolhida relatora da proposição.

Além deles, fazem parte da comissão os deputados Gustavo Santana (PL) e Mauro Tramonte (Republicanos), autor da PEC.

A PEC

O texto, que tem como primeiro signatário o deputado Mauro Tramonte, acrescenta artigo ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) da Constituição de Minas Gerais, para inserir o tombamento da Serra do Curral nos municípios de BH, Nova Lima e Sabará.

A PEC acrescenta o artigo 84-B ao ADCT, com o novo comando. Os artigos 84 e 84-A já promovem a proteção a monumentos como o pico do Ibituruna, Serras do Caraça e da Piedade e Lago de Furnas, entre outros.

A Proposta de Emenda à Constituição pode ser uma alternativa para barrar o projeto de mineração da Tamisa (Taquaril Mineração S.A.) na Serra do Curral. O Complexo Minerário Serra do Taquaril (CMST) busca possibilitar a lavra a céu aberto de minério de ferro no local, além da instalação de uma unidade de tratamento de minerais, pilhas de rejeito e também bacias de contenção de sedimentos.

A área prevista para a instalação do projeto é adjacente à serra do Taquaril e está localizada na divisa dos municípios de Nova Lima, Sabará e Belo Horizonte. Trata-se da propriedade Fazenda Ana da Cruz, em uma área que corresponde a mais de 100 hectares.

Com ALMG

Edição: Vitor Fernandes
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!