Comunidades próximas a barragens terão testes de sirenes nesta manhã

Vista de satélite do complexo Mina Fábrica (Google Maps/Reprodução)

A empresa Vale realiza testes de sirene da barragem Santana, em Santa Maria de Itabira, e das barragens Maré l e ll, em Belo Vale, ambas em Minas Gerais. O alarme em ambas estruturas será tocado entre 10h e 11h desta terça-feira (7).

A empresa informa que o teste técnico do sistema de sirene das barragens é uma medida preventiva, com o objetivo de conferir a eficiência do sistema e ajustá-lo, caso necessário.

Não será necessária nenhuma ação de empregados e comunidade. Ao ouvir o alerta sonoro, a população poderá continuar normalmente com suas atividades do dia a dia.

Em Belo Vale, as sirenes integram o sistema de emergência das barragens Maré l e ll, do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (Paebm). A empresa garante que a estrutura Maré l teve sua Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) renovada e emitida em abril, por auditoria externa.

Já a barragem Maré ll não teve sua DCE renovada e seu nível de emergência foi elevado para 1, que não requer evacuação da Zona de Auto-Salvamento (ZAS). O Complexo de Fábrica está com as atividades paralisadas.

Em Santa Maria de Itabira, a barragem Santana, informa a mineradora, teve sua Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) renovada e emitida em abril. O som poderá alcançar os bairros de Gaspar, Córrego da Lage, Flor do Vale, Cordeiro e Morro Santo Antônio, em Santa Maria de Itabira.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!