Mineiro que chegou à pergunta do milhão do Luciano Huck foi o 1º brasileiro negro formado em Harvard

mineiro pergunta milhão (1)
Nas redes sociais, o apresentador Luciano Huck parabenizou Arthur pela trajetória (Reprodução/@arthuroabrantes/Instagram)

Natural de Paracatu, no Noroeste do estado, o cientista Arthur Abrantes esteve perto de se tornar um milionário nesse domingo (5). O mineiro, formado em computação, psicologia e francês pela Universidade de Harvard participou do quadro “Quem Quer Ser um Milionário”, do Domingão com o Huck, e foi um dos únicos participantes a chegar até a esperada pergunta do milhão.

Na questão derradeira, o mineiro precisava saber quais cidades faziam aniversário em 21 de abril. Arthur respondeu Brasília e Barcelona, mas a opção correta era Brasília e Roma. O jovem levou para casa o prêmio final de R$ 300 mil.

“Acho que a mensagem é dar o primeiro passo. Especialmente a gente que vem do interior, escola pública e tal, tem essa tendência a não acreditar em você mesmo, porque você não tem às vezes uma referência. Então me use como referência para você”, disse ele ao fim do programa.

No ano passado, Arthur se tornou o primeiro brasileiro negro a se graduar em Harvard. Em conversa com o BHAZ na época, ele disse que precisou aprender inglês sozinho para que pudesse ingressar na universidade, que está na lista das cinco melhores do mundo.

Arthur se formou em Harvard no ano passado (Reprodução/Instagram)

Jovem prodígio

Em 2015 ele foi para os Estados Unidos pela primeira vez a partir do projeto Jovens Embaixadores, que leva, anualmente, 50 jovens da rede pública de ensino para o país. Ele também participou de um curso preparatório para jovens que desejam estudar fora o que, para ele, fez toda a diferença.

“Eu apliquei para 12 universidades e fui aprovado em 7. Entre elas, Harvard e Stanford, duas das mais importantes do mundo. Acho que o que conta é o diferencial, o que você traz de único para a universidade. Minha história de ter crescido no interior do Brasil, em uma cidade pequena, pode ter chamado a atenção”, explicou.

Nas redes sociais, o apresentador Luciano Huck parabenizou Arthur pela trajetória. “Cria da escola pública, nunca deixou de estudar e correr atrás dos seus sonhos. Parabéns, Arthur! Que a sua trajetória sirva de inspiração para muitos outros jovens! Obrigado por dividir sua história hoje com a gente”, escreveu ele.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!