‘Este bandido tinha que ser fuzilado’, diz conselheiro da OAB-MG sobre Lula

conselheiro oab-mg
Eliseu Marques, à direita, escreveu em grupo de WhatsApp que o ex-presidente e outros políticos deveriam ser fuzilados (OAB/Divulgação)

O conselheiro da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Minas Eliseu Marques defendeu, em grupo de WhatsApp, que o ex-presidente e candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deveria ser “fuzilado”.

Segundo informações divulgadas nesta sexta-feira (7) pela coluna da jornalista Malu Gaspar, do O Globo, o comentário veio à tona após outra participante compartilhar um vídeo do petista intitulado “Se eles voltarem o Brasil será como Cuba”.

“Este bandido tinha que ser fuzilado a exemplo de outros que deveriam ter o mesmo fim”, escreveu Marques no grupo, que reúne 160 integrantes da OAB, a maioria de Minas Gerais.

Mensagem supostamente enviada pelo conselheiro da OAB, segundo a jornalista Malu Gaspar (Reprodução/WhatsApp)

Presidente da OAB proíbe postagens

Após a mensagem, o diretor de inclusão da OAB em Minas, William Santos, disparou: “Recomendo que a exemplo da colega de Uberlândia [que atacou nordestinos], que faça um vídeo, mostre-se publicamente, divulgue e defenda o que aqui dito e escrito”.

Já o presidente da seccional da OAB mineira, Sérgio Leonardo, decidiu intervir e proibiu postagens no grupo por tempo indeterminado: “Insisto: evitemos discussões políticas neste grupo. Não agrega”, escreveu.

A equipe do O Globo procurou o advogado Eliseu Marques, mas ele desligou o telefone ao ser questionado. “Que mensagem que eu escrevi? Não tenho manifestação nenhuma, não”, disparou na ligação, antes de desligar.

Ao BHAZ, a OAB-MG disse ter sido surpreendida pelo posicionamento do conselheiro. “Há pouco, lamentavelmente, houve o vazamento de uma mensagem do grupo privado de conselheiros estaduais. A OAB-MG destaca que o conteúdo desta mensagem não é compatível com os princípios e os valores que a instituição defende”, disse.

Segundo o órgão, “providências serão tomadas para apuração da conduta do conselheiro no âmbito ético disciplinar” (leia na íntegra abaixo).

Advogada mineira é exonerada

Não é a primeira vez que um conselheiro da Ordem dos Advogados se envolve em polêmicas. A mineira Flávia Aparecida Rodrigues Moraes foi exonerada da vice-presidência da OAB Mulher de Uberlândia após publicar um vídeo em que faz declarações xenofóbicas contra nordestinos.

Em imagens que circulam pelas redes sociais, a advogada aparece dizendo que “não vai mais alimentar quem vive de migalhas”, em referência à população do Nordeste do país.

Flávia aparece com bebidas na mão e vestida de verde e amarelo. Junto a duas amigas, ela dispara: “A todos aqueles brasileiros que a partir de hoje têm que ser muito inteligentes. Nós geramos empregos, nós pagamos impostos e sabe o que que a gente faz? A gente gasta o nosso dinheiro lá no Nordeste”.

Sobre o caso, a OAB também determinou a abertura de “processos éticos-disciplinares pelo Conselho de Ética e Disciplina da Subseção e pelo Tribunal de Ética Regional”.

Veja abaixo o posicionamento da OAB Uberlândia:

Nota da OAB-MG

A seccional mineira da OAB, mais uma vez nesta semana, foi surpreendida com um pronunciamento que requer firme posicionamento institucional.

Há pouco, lamentavelmente, houve o vazamento de uma mensagem do grupo privado de conselheiros estaduais.

A OAB-MG destaca que o conteúdo desta mensagem não é compatível com os princípios e os valores que a instituição defende.

Por isso, providências serão tomadas para apuração da conduta do conselheiro no âmbito ético disciplinar.

A OAB mineira ressalta que não admite qualquer atitude que contenha discriminação, preconceito, incitação a violência ou discurso de ódio.

A gestão 2022/2024 da OAB-MG trabalha para inovar, incluir e avançar e seguirá dedicada para que não haja retrocessos civilizatórios na sociedade brasileira.

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!