Coronel Fabriciano anuncia volta às aulas presenciais para esta segunda

As aulas presenciais vão voltar na cidade com os protocolos sanitários de segurança (Reprodução/Prefeitura de Coronel Fabriciano)

Mais uma cidade mineira anunciou esta semana o retorno das aulas presenciais. Em Coronel Fabriciano, no Vale do Aço, as aulas começarão na próxima segunda-feira (18), segundo a prefeitura do município. A região se encontra na onda vermelha do Minas Consciente.

As escolas estaduais não estão autorizadas de retorno pela Justiça do Estado, mas a secretaria da Educação da cidade decretou a volta das escolas municipais e permitiu a volta das particulares. O início vai abranger as aulas na Educação Infantil e todo o Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano.

O secretário de Governança Educacional do município, Carlos Alberto Serra Negra, anunciou que as escolas passarão a operar de forma escalonada, segundo os principais procedimentos sanitários do Brasil e do mundo. Dessa forma, os alunos foram divididos em duas subturmas, que irão se revezar semanalmente.

“Estamos dividindo as turmas de tal maneira que na segunda, quarta e sexta nós teremos uma subturma, e na terça e quinta, a outra. Na outra semana inverte. Isso é uma das formas de manter o distanciamento social. Os alunos que tiveram aula na segunda vão ter atividades pra fazer na terça e assim sucessivamente”, disse o secretário.

A cidade já tinha adotado um período experimental de volta às aulas no final do ano passado para alunos do 6º ao 9º anos e do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Nesse período, nenhum aluno ou professor, da rede municipal ou particular, contraiu Covid-19, dessa forma, a prefeitura pretende adotar as mesmas medidas.

Secretário da educação disse que a saúde, bem-estar das crianças e aprendizagem são o foco de sua pasta (Divulgação/Prefeitura de Coronel Fabriciano)

“Nós adotamos as mesmas medidas que fizemos no estudo experimental de 23 de novembro a 18 de dezembro, quando voltamos presencial. Primeiramente, na entrada das escolas, medição de temperatura; dentro da escola, uso de mascara, álcool em gel e lavagem de mão. Para o banheiro, entra um de cada vez.”

Ele contou que a decisão de antecipar o período letivo, que normalmente começaria em fevereiro, tem relação com os estudos realizados junto com o prefeito: “Nós detectamos que os nossos maiores picos de contaminação e óbitos foram nas duas últimas semanas de julho e nas duas primeiras de agosto. Então, a nossa intenção é começar as aulas nas últimas duas semanas de janeiro ao invés de fevereiro, e no período de julho-agosto dar recesso pra todo mundo”.

Pais e responsáveis

A secretaria realizou um manual que vai ser distribuído para os alunos levarem para casa com as medidas sanitárias e de higienização para os três segmentos da população – servidores das escolas, alunos e pais e responsáveis pelos estudantes. Serra Negra reforçou a importância da família nesse processo, para que tome as medidas sanitárias necessárias quando os filhos chegarem em casa.

“Nós estamos dando essa orientação para os pais também, como se proceder quando os filhos voltaram da escola. Eles já vão sair da casa com máscaras, nós já fornecemos um par e vamos fornecer outro pros alunos. Nós temos uma preocupação muito grande com a saúde e bem estar das crianças, fora a aprendizagem, que é o nosso foco”.

Ele também convidou os pais a entrarem nas escolas para verem as medidas de segurança pessoalmente: “Nós não estamos voltando as aulas de forma à toa ou irresponsável, vários pais entraram nas escolas para verem as medidas, então além do informativo que vamos mandar pros pais, a escola esta aberta para os pais visitarem e verem in loco as medidas. Podem confiar na gente”.

O secretário lembrou que vários municípios de Minas também começaram as aulas na forma hibrida – presencial e à distancia. Alguns segmentos precisam continuar de forma remota: “A educação inclusiva, por exemplo, não entra agora, não pode entrar por determinação federal, e os bebês de 0 a 3 anos também não”.

“Isso está sendo seguido de alguma forma por outros municípios, pra começar em fevereiro. Nós só estamos adiantando por causa da nossa curva de contaminação”, finalizou.

Vacinação

Serra Negra falou também da vacinação para os professores. O próprio SUS (Sistema Único de Saúde) já determinou que vai incluir toda a classe de servidores da educação.

“Nós estamos no hall, mas não estamos no meio da fila, é primeiro para quem mexe diretamente com o combate à Covid, depois os idosos. Essa fila se modifica com o tempo, mas existe já a possibilidade de as vacinas chegarem para as escolas”, disse.

Covid-19

Todas as regiões ao redor do Vale do Aço também estão na onda vermelha (Reprodução/Governo de Minas Gerais)

O Vale do Aço está na onda vermelha do programa Minas Consciente, e na atual fase apenas serviços essenciais podem funcionar. A Prefeitura de Coronel Fabriciano, porém, diz que não aderiu ao projeto estadual. A maior parte do estado está na fase vermelha no momento e apenas uma região está na onda verde.

A cidade de 110 mil habitantes tem 197 casos de Covid-19 confirmados e dez mortes, de acordo com o último boletim epidemiológico do município. Além disso, há 258 casos suspeitos em investigação na cidade, 188 pessoas em isolamento domiciliar e 12 internadas no Hospital Dr. José Maria Morais – 9 são de Coronel Fabriciano e 3 de outras cidades.

Boletim epidemiológico de ontem (14) (Reprodução/Prefeitura de Coronel Fabriciano)

Retorno em outros municípios

A Prefeitura de Pouso Alegre também autorizou, em decreto nessa quarta-feira (13), a volta das atividades presenciais nas escolas públicas e privadas da cidade, a partir de fevereiro. O ensino à distância, por sua vez, não será totalmente eliminado e os pais ou responsáveis legais terão autonomia para decidir sobre a participação nas atividades escolares presenciais.

A região de Pouso Alegre, Sudeste, também está na onda vermelha do Minas Consciente, assim como a região Sul, que abrange Varginha, mais uma cidade que anunciou o retorno das aulas. Até agora a volta do ensino presencial no município está marcado para março.

Edição: Vitor Fernandes

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!