Corpos dos 10 passageiros da lancha ‘Jesus’ são encontrados em Capitólio; buscas continuam

capitólio (1)
Foto tirada antes do passeio ajudou na identificação (Divulgação/CBMMG)

Dois corpos foram encontrados nas buscas da tragédia em Capitólio, na tarde de hoje (9). Oito vítimas já haviam sido localizadas até ontem (8) e uma nona na manhã deste domingo. Ao todo são 10 vítimas, que eram os passageiros da lancha “Jesus”, a única que teve mortes registradas no deslizamento rochoso na Represa de Furnas até agora. O Corpo de Bombeiros afirma que as buscas continuam, pois podem surgir mais vítimas.

Um dos mortos foi identificado oficialmente como Júlio Borges Antunes, 68 anos, natural de Alpinópolis, no Sul de Minas. Em coletiva de imprensa, o delegado da Polícia Civil de Minas Gerais Marcos Pimenta informou que os esforços da corporação estão voltados para a identificação oficial das vítimas localizadas. No entanto, o reconhecimento informal já foi realizado e os familiares das vítimas foram informados.

Neste processo, uma das ferramentas para a identificação foi uma foto tirada logo antes do passeio. O dono da embarcação estava hospedado em São José da Barra junto com os passageiros da lancha. Antes do grupo sair no passeio turístico, eles tiraram uma foto com o homem e a Polícia usou a imagem no reconhecimento inicial das vítimas.

As buscas continuam

Apesar dos 10 desaparecidos já terem sido localizados, as buscas irão continuar na região. “A gente não vai interromper os trabalhos. Nós estamos início só”, garantiu o delegado Marcos Pimenta, em coletiva de imprensa neste domingo (9).

Segundo ele, existe a possibilidade de haver mais alguma vítima da tragédia. “Podia ter alguém sozinho ou um forasteiro que também foi atingido pelo deslizamento”, exemplifica. Além disso, a corporação permanecerá no local para dar prosseguimento às investigações para o inquérito que foi instaurado.

A tragédia

Na manhã de ontem (8), pedras se soltaram de um cânion na represa de Furnas, em Capitólio, e atingiram embarcações de turistas. Um vídeo flagrou o momento do deslizamento, em que três lanchas de turistas são atingidas. Nas outras duas embarcações, além da lancha “Jesus”, os passageiros tiveram somente ferimentos leves.

Nas imagens, feitas de uma outra lancha próximo ao local do acidente, é possível ver quando uma grande pedra se solta do paredão rochoso. Um dos passageiros de uma embarcação atingida chega a saltar do barco, momentos antes do impacto. Uma das lanchas tenta se afastar, mas também é atingida.

Edição: Vitor Fernandes
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!