Covid: 50% das crianças de 5 a 11 anos já se imunizaram com a 1º dose em Minas

vacinação mg
O Vacinômetro do governo estadual mostra que cerca de 900 mil crianças dessa faixa etária já receberam a imunização (Cristiano Machado/Agência Minas)

Metade das crianças de 5 a 11 anos já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Minas. Dados do Vacinômetro do governo estadual mostram que cerca de 900 mil crianças dessa faixa etária já receberam a imunização.

“Já conseguimos sensibilizar a metade dos pais e responsáveis sobre a importância da vacina. Ela é eficaz e absolutamente segura”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, nesta quinta-feira (24).

De acordo com o Comitê Extraordiário Covid-19, Minas alcançou a marca de 40 milhões de doses aplicadas. A cobertura vacinal em duas doses atingiu 80,76% para o público de cinco anos ou mais. Já a dose de reforço foi aplicada em 40,69% da população.

Reflexos da vacinação

Outro dado importante e que é reflexo do avanço da vacinação no estado diz respeito ao número de casos, que caiu 53% nos últimos 14 dias. Durante o pico da variante ômicron, as macrorregiões Triângulo Norte e Triângulo Sul foram as que mais tiveram incidência da doença. Agora, as quedas são de ordem de 58% e 51%, respectivamente.

O aumento da cobertura vacinal também reflete diretamente na taxa de ocupação de leitos UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados a pacientes com Covid-19. Hoje, a ocupação dos leitos do SUS (Sistema Único de Saúde) é de 33%. Já a ocupação de enfermarias é de 8%.

A partir de agora, Minas estabelecerá novos protocolos e outra maneira de categorizar os desdobramentos da Covid-19 no estado. O secretário Fábio Baccheretti destacou que a nova metodologia está sendo elaborada a partir de dados mais consistentes sobre o atual cenário. Todas as regiões seguem na onda verde do plano Minas Consciente.

Com Agência Minas

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!