Criminoso da lista de mais procurados de Minas é preso no Tocantins

Criminoso estava entre a lista dos mais procurados de Minas Gerais
Criminoso estava entre a lista dos mais procurados de Minas Gerais (Divulgação/Sejusp)

Um dos criminosos mais procurados de Minas foi preso no município de Araguaína (TO), nessa quinta-feira (25). A ação integrada do Ministério Público mineiro e das polícias Militares de Minas e do Tocantins resultou no cumprimento do mandado de prisão contra Joldean Lopes de Oliveira. Ele integrava a quarta lista do Procura-se e foi o 10º a ser preso da atual lista dos alvos prioritários do Sistema de Segurança Pública.

Também conhecido como Nego, o homem de 34 anos atacava de forma violenta bancos, carros-fortes e transportadoras de valores, crime conhecido como Novo Cangaço. Ele recebeu a condenação pela Justiça por participar de uma quadrilha que atuou em Alterosa, no Sul de Minas.

Na ficha criminal dele consta ainda roubo, furto, arrombamento, organização criminosa, posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e explosão de caixas eletrônicos. Natural de Estreito, no Maranhão, Joldean atuava nos estados do Pará, Tocantins, Goiás, Maranhão e Minas Gerais.

A ação faz parte de um conjunto de operações, orientadas pela atividade de Inteligência da PM, desenvolvidas pelo comando da corporação e direcionadas ao combate qualificado dos crimes de homicídios no estado. O objetivo é prender criminosos de alta periculosidade procurados pela Justiça mineira por envolvimento com crimes violentos, como homicídios, ataques a instituições financeiras e tráfico de drogas.

A ação ocorreu por meio da cooperação entre os Militares da Diretoria de Inteligência e do Comando de Avião do Estado, ambos da PM, realizaram, com apoio da PM do Tocantins e de integrantes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Programa Procura-se

O programa Procura-se teve seu lançamento no fim de abril de 2021. Em sua 4ª edição, a lista inclui 21 nomes considerados prioritários para o Sistema de Segurança Pública de Minas – dez deles já foram presos. A iniciativa busca a prisão de indivíduos foragidos da Justiça, com mandados de prisão em aberto.

O Procura-se tem como coordenação a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e tem a parceria da Polícia Militar, Polícia CivilCorpo de Bombeiros Militar (CBMMG), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF) e Ministério Público do Estado.

Os procurados desta edição foram escolhidos por todas as instituições considerando a prática reiterada de crimes graves, como homicídio, roubo e tráfico de drogas. Parte dos indivíduos listados também possui relação com explosões de caixas eletrônicos no estado e assaltos armados a bancos.

Ao ligar gratuitamente para o 181 Disque Denúncia para dar informações sobre um dos procurados, o cidadão tem seu sigilo e anonimato garantidos.

Com Agência Minas

Edição: Roberth Costa
Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!