O governador Romeu Zema (Novo) segue liderando a disputa pelas intenções de voto para o Executivo mineiro, seguido pelo ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD).
Na primeira pesquisa Datafolha após o início oficial da campanha para as Eleições 2022, divulgada nessa quinta-feira (18), Zema tem 47% das intenções de votos, no primeiro turno, e Kalil (PSD) pontua em 23%.
Carlos Viana (PL), apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), tem 5% das intenções. Vanessa Portugal (PSTU), Renata Regina (PCB) e Marcus Pestana (PSDB) aparecem com 2%.
Cabo Paulo Tristão (PMB), Lourdes Francisco (PCO) e Lorene Figueiredo (Psol) têm 1% das intenções, cada. Indira Xavier (UP) não alcançou pontuação.
As pessoas que pretendem votar em branco ou anular o voto marcam 9% dos entrevistados. Os que ainda não escolheram o candidato também representam 9%.
Cenários
Primeiro turno
- Romeu Zema (Novo): 47%
- Alexandre Kalil (PSD): 23%
- Carlos Viana (PL): 5%
- Lorene Figueiredo (Psol): 1%
- Lourdes Francisco (PCO): 1%
- Cabo Paulo Tristão (MDB): 1%
- Em branco ou nulo: 9%
- Não sabem: 9%
Segundo turno
- Romeu Zema (Novo): 56%
- Alexandre Kalil (PSD): 33%
- Em branco ou nulo: 7%
- Não sabem: 3%
O Datafolha entrevistou 1.216 pessoas entre 16 a 18 de agosto em 60 cidades mineiras. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MG-06603/2022.