Quem é Débora Aladim, a influenciadora mineira queridinha de quem faz Enem

04/11/2024 às 11h24 - Atualizado em 04/11/2024 às 12h43
Débora Aladim é historiadora e influenciadora de educação

Todo fim de ano é sempre a mesma coisa: além da chegada dos enfeites natalinos, os brasileiros já aguardam as tradicionais apresentações do cantor Roberto Carlos e a reprodução sem fim do hit All I Want for Christmas is You, da americana Mariah Carey. Pouco antes das celebrações, entretanto, anualmente, uma personagem mineira vê seu nome ficar entre os mais comentados e, segundo brincadeira de internautas, passa pelos mesmo processo de “descongelamento” dos cantores de Natal. É a historiadora e influenciadora mineira Débora Aladim.

A jovem de 26 anos está na lista dos queridinhos dos candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Nos últimos anos, as citações a ela viram tendências na internet em épocas próximas ao teste. Nesse domingo (03), primeiro dia de aplicação das provas, não foi diferente.

“Hoje descongelaremos a nossa Mariah Carey do Enem”, brincou um internauta.

A própria Débora já viu os memes e entrou na brincadeira. “Eu adorei e morri de rir, tanto que esse ano até eu mesma postei um vídeo com a música da Mariah Carey. Eu gostei muito da comparação, porque realmente quem está estudando para o vestibular, pode até me acompanhar ao longo do ano, mas quem não faz Enem e gosta de ver o vídeo da minha opinião sobre a prova, realmente reaparece no meu perfil só para o dia da prova. Eu fico honrada porque eu adoro a Mariah. Ela é uma diva”, disse em entrevista ao BHAZ.

A ligação de Débora com os estudantes se deve ao conteúdo produzido por ela. Desde 2013, antes de entrar na faculdade, a mineira faz vídeos para o Youtube. Na época, ela contava sobre a preparação para o vestibular. “A partir daí, o canal começou a crescer e eu comecei a levar mais a sério. Toda a minha vida acabou sendo documentada no canal. Eu gravei vídeos para o canal no meu ensino médio inteiro, eu passei para a faculdade fazendo vídeos para o canal, fiz toda a faculdade enquanto levava o canal e me formei tendo vídeos no Youtube”, conta.

A presença na web, inclusive, influenciou na escolha do curso superior que concluiu na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). “Quando eu era adolescente, eu sonhava em fazer história mas tinha medo. Pra mim, foi muito importante ver online que tinha gente disposta a me ouvir a falar de história”, revela.

Com o passar do tempo, Débora ficou conhecida por ensinar história e técnicas para uma boa redação no Enem. As gravações em nada se assemelham com formato entediante encontrado por muitos jovens em sala de aula. A influenciadora recorre a uma linguagem descontraída, edição dinâmica e artes para lecionar o conteúdo – algumas vezes, enquanto faz a própria maquiagem.

No Youtube, a “Mariah Carey do Enem” tem atualmente 3,84 milhões de inscritos. Na descrição da página, ela conta que os vídeos “ajudaram milhões de pessoas a estudar e a passar no vestibular”. A produção de conteúdo acabou virando fonte de renda para a jovem historiadora. Além de ser garota propaganda de grandes marcas, ela também vende cursos on-line.

A moradora de Belo Horizonte foi eleita por cinco anos consecutivos, entre 2018 e 2022, como a maior influenciadora de educação do Brasil. “Só o fato da pessoa confiar em mim para fazer parte dessa jornada dela e gastar uma hora assistindo aos meus vídeos me deixa grata”, celebra a jovem.

Pablo Nascimento

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ