Escola mineira vira polêmica ao colocar cruzes com nome dos alunos em decoração de Halloween

decoração halloween escola
Na área externa da instituição, foram colocadas várias cruzes com o nome dos alunos em uma dinâmica realizada no último sábado (Reprodução/Redes sociais)

A Escola Municipal Napoleão Reis, em Conselheiro Lafaiete, na região Central de Minas, provocou alvoroço ao enfeitar a instituição com uma decoração de Halloween no mínimo curiosa. Durante uma dinâmica realizada no último sábado (28), foram colocadas várias cruzes com o nome dos alunos na área externa da escola.

Aqueles estudantes que faltaram ao evento, contudo, se assustaram ao chegarem na escola nessa segunda-feira (30) e se depararem com seus nomes nas cruzes. A decoração não pegou bem e alguns pais se revoltaram com a brincadeira.

Após a repercussão negativa da atividade, a Secretaria Municipal de Educação de Conselheiro Lafaiete (Semed) emitiu um comunicado explicando a situação. Segundo a pasta “providências estão sendo tomadas junto à unidade escolar”.

“A escola possui autonomia pedagógica para a decisão dos projetos e temas a serem desenvolvidos no ambiente escolar, desde que estes estejam em consonância com os documentos norteadores da educação”, justificou a pasta (leia na íntegra abaixo).

Ainda de acordo com a Semed, os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio realizam atividades voltadas ao ensino da Língua Inglesa e essa dinâmica fazia parte de uma dessas aulas “por se tratar de um tema de cunho dos países de língua inglesa”.

“A Secretaria de Educação enfatiza a responsabilidade das equipes pedagógicas e gestora em todas as propositivas da unidade escolar. A Secretaria de Educação rechaça qualquer ação que se apresenta contra os princípios de valorização da vida e respeito ao ser humano”, diz outro trecho da nota.

Nota da Semed na íntegra

A Secretaria Municipal de Educação lamenta o ocorrido no último sábado letivo da Escola Municipal Napoleão Reis. Ressalta que a escola possui autonomia pedagógica para a decisão dos projetos e temas a serem desenvolvidos no ambiente escolar, desde que estes estejam em consonância com os documentos norteadores da Educação.

Considerando a Escola ofertar os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio e fazer parte dos componentes curriculares, a Língua Inglesa, e por se tratar de um tema de cunho dos países de língua inglesa, procede a discussão do tema em seus aspectos culturais.

No entanto, a Secretaria de Educação enfatiza a responsabilidade das equipes pedagógicas e gestora em todas as propositivas da unidade escolar. A Secretaria de Educação rechaça qualquer ação que se apresenta contra os princípios de valorização da vida e respeito ao ser humano.

Reafirma a sua responsabilidade com o bem-estar e segurança de toda a comunidade escolar e está tomando as providências junto à unidade escolar.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!