Casos de dengue em Minas crescem mais do que o dobro em 7 dias com mais de 23 mil confirmados

aedes aegypti bh casos de dengue
Unidades de saúde de BH que funcionaram no fim de semana atenderam mais de 1.500 pessoas com sintomas de dengue (Fiocruz/Raul Santana)

Minas Gerais entrou no terceiro dia desde que o governo decretou situação de emergência por causa do grande aumento de casos de dengue no estado, que em apenas uma semana mais do que dobrou. De acordo com o boletim do último dia 22, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) registrava 11.490 pessoas com a doença. O número subiu, nessa segunda-feira (29), para 23.389.

Até o momento a SES-MG confirmou uma morte e outros 35 estão em investigação. Na última semana, a pasta havia informado que um segundo óbito foi registrado. O portal BHAZ entrou em contato para entender o porquê do número ter reduzido e aguarda retorno.

O governo ainda suspeita que outras 64.724 pessoas podem estar com dengue. A taxa de letalidade da doença está, atualmente, em 0,34% em Minas.

Os casos de chikungunya também mais que dobraram. Há uma semana, eram 3.067 confirmados. Agora, são 6.206. Outros 8.682 estão em investigação.

O número de mortes pela doença permanece o mesmo, com um registrado. A Secretaria Estadual de Saúde suspeita que outros dois óbitos possam ter acontecido por chikungunya.

Vacina contra dengue

O Ministério da Saúde informou que selecionou 521 municípios brasileiros para iniciar a vacinação contra a dengue via Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de fevereiro. As cidades compõem 37 regiões de saúde, consideradas endêmicas para a doença. Ao todo, 22 municípios mineiros integram a lista.

Conforme a lista, 16 estados e o Distrito Federal têm cidades que preenchem os requisitos. As regiões selecionadas atendem a três critérios:

  • há municípios de grande porte com mais de 100 mil habitantes;
  • registram alta transmissão de dengue no período 2023-2024;
  • têm maior predominância do sorotipo DENV-2.

O ministério confirmou que irá vacinar crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, uma das faixas etárias que concentram maior número de hospitalizações por dengue. Os números mostram que, de janeiro de 2019 a novembro de 2023, o grupo respondeu por 16,4 mil hospitalizações, atrás apenas dos idosos, grupo para o qual ainda não há autorização para vacinar.

Edição: Lucas Negrisoli
João Lages[email protected]

Repórter no BHAZ desde setembro de 2023. Jornalista com 4 anos de experiência em veículos de comunicação. Fez cobertura de casos que têm relevância nacional e internacional. Com passagem pela RecordTV Minas, também foi produtor e editor de textos na Record News.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!