Deportado dos EUA, mineiro acusado de homicídio é preso no aeroporto de Confins

Preso pela Polícia Federal
Há mandado de prisão expedido contra ele pela prática de homicídio qualificado em 2005 (Polícia Federal/Divulgação)

Um homem foragido da Justiça de Minas Gerais e que era procurado pela Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal) desembarcou nesta sexta-feira (4), no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, após ser deportado dos Estados Unidos.

De acordo com a Polícia Federal, o homem de 49 anos é de São Gotardo, na região do Alto Paranaíba. Há um mandado de prisão expedido contra ele pela prática de homicídio qualificado, cometido no dia 8 de agosto de 2005, na sua cidade natal.

Ele foi preso pelas autoridades de imigração dos Estados Unidos, país onde estava se escondendo, por infringir normas migratórias e pela existência de um mandado de busca internacional da Interpol. A difusão vermelha (alerta internacional para facilitar a prisão de uma pessoa em outro país) foi oficializada em abril de 2020, pela Representação da Interpol em Minas Gerais, a pedido do juízo da Vara Criminal da Comarca de São Gotardo.

Ainda segundo a PF, se condenado, a pena do homem pode chegar a até 30 anos de reclusão. Após se submeter ao exame de corpo de delito, o preso será conduzido ao CERESP Gameleira, onde ficará à disposição da Justiça. Ele voltou ao Brasil em um voo que trouxe 83 deportados dos Estados Unidos ao país, no aeroporto de Confins, nesta tarde.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!