Desinfecção: Mais cidades cancelam aulas após mortes de crianças em São João del-Rei

A suspensão das atividades escolares ocorre de forma preventiva (Prefeitura de Santa Cruz de Minas/Reprodução)

Após a suspensão de aulas em escolas municipais de São João del-Rei, as cidades vizinhas Tiradentes e Santa Cruz de Minas, na Zona da Mata Mineira, também anunciaram, nesta quarta-feira (25) paralização das atividades escolares.

Veja o que se sabe sobre as mortes de crianças em São João del-Rei

As medidas foram tomadas como forma de prevenção contra o contágio da bactéria Streptococcus pyogenes, que causou a morte de um menino em São João del-Rei. Outras duas mortes são investigadas pela prefeitura da cidade. Não foram identificados casos em Tiradentes e Santa Cruz de Minas.

Em comunicado, a Prefeitura de Tiradentes informou que as aulas em escolas municipais estarão suspensas na próxima quinta (26) e sexta feira (27). Segundo o executivo, a medida tem o objetivo de “garantir a segurança de nossos alunos, profissionais e comunidade”.

Durante o período de paralização, os ambientes escolares passarão por processo de desinfecção. As atividades escolares em Tiradentes serão retomadas na próxima segunda-feira (30).

Já em Santa Cruz de Minas, as aulas estão suspensas por tempo indeterminado. Nesta terça (24), a prefeitura realizou desinfecções em locais públicos frequentados por crianças, como praças e parques. Hoje, trabalhos de limpeza são feitos na Escola Municipal Cívico-Militar.

“As ações realizadas pela Prefeitura Municipal de Santa Cruz de Minas, são de cunho preventivo, a fim de garantir a integridade da população santacruzense, sobretudo das nossas crianças”, informa a prefeitura.

Aulas suspensas em São João del-Rei

As escolas municipais de São João del-Rei passarão por uma desinfecção e limpeza generalizada a partir desta quarta-feira. A previsão é de que as aulas voltem até o dia 5 de novembro. Durante esse período, cerca de 4 mil alunos ficarão sem aulas.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas (SES-MG) informou, por meio de nota, que acompanha os casos junto à Prefeitura de São João Del Rei.

“Neste momento, não há critérios que comprovem surto ou risco à saúde da população de São João Del Rei, bem como nenhuma evidência epidemiológica que justifique a alteração na rotina das atividades da população”, diz o comunicado

Nesta quarta, a Secretaria ministrará treinamento para os médicos da rede assistencial do município, com objetivo de orientar a rede de saúde para detecção e tratamento oportuno de casos suspeitos de infecção, com a identificação dos devidos diagnósticos.

Em casos de sintomas como febre e garganta inflamada, a orientação é procurar uma Unidade Básica de Saúde para diagnóstico correto e tratamento adequado.

Arreda pra cá

Em meio aos passos apressados, estresse e correria de um dia comum no Centro de BH, é cada vez mais comum ver pessoas parando rapidamente e olhando para o alto. Não por causa do céu, mas sim para observar as obras gigantes pintadas nas laterais de diversos prédios da região.

As famosas empenas, como são chamadas as laterais sem janela dos prédios, são parte do Cura (Circuito Urbano de Arte), festival de arte urbana que enriquece as ruas de Belo Horizonte e leva arte para todos.
E uma das idealizadoras do projeto está no Arreda pra Cá, o podcast do BHAZ.

No podcast, Giovanna Fávero e Asafe Alcântara vão receber dez convidados de diversas áreas que impactam e transformam Belo Horizonte para um papo sobre vida e carreira. Desta vez, quem passa pelo nosso sofá é Janaína Macruz, que se uniu às artistas Priscila Amoni e Juliana Flores para criar o Cura, em 2017.
Veja a entrevista completa:

Edição: Roberth Costa
Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!