Distrito em Minas Gerais comemora devolução de imagem de São Benedito 30 anos após furto

devolução imagem de são benedito
Devolução imagem de São Benedito teve escolta e celebração em Lobo Leite (Reprodução/MPMG)

O distrito de Lobo Leite, em Congonhas, região Central de Minas Gerais, está em festa desde a quinta-feira (9), pelo retorno da imagem de São Benedito. O objeto havia sido furtado há quase 30 anos, e o MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) o recuperou há pouco mais de um mês.

A imagem retornou à Capela de Nossa Senhora da Soledade, de onde ela havia sido roubada. A comunidade fez uma grande festa, com aproximadamente 200 pessoas, para receber a imagem do santo, considerado padroeiro dos cozinheiros.

Segundo o ministério público, sete imagens sacras foram furtadas em 1996, e quatro delas já foram recuperadas: São Benedito, São José, Santo Antônio e Nossa Senhora das Dores. Outras três seguem desaparecidas: Nossa Senhora da Soledade, São Joaquim e Santa Efigênia.

Há, ainda, outro registro de furto ocorrido em 1981, na capela. Coroas de prata, cálice, âmbula e as imagens de Nossa Senhora da Conceição e São Sebastião Pequeno foram subtraídos, na ocasião.

Imagem é escoltada até a capela

A imagem de São Benedito chegou com escolta da Polícia Militar, Guarda Civil e MPMG até a capela. Além da comunidade, a Banda Dança do Rosário, de Conselheiro Lafaiete, região Central de Minas Gerais, recebeu a imagem.

A peça é uma imagem de madeira policromada do século XVIII. Após a entrega, o padre Geraldo Barbosa celebrou uma missa.

Dança no Rosário na festa de recebimento de São Benedito (Reprodução/MPMG)

Efigênia da Conceição Ferreira, de 84 anos, e que desde os 3 mora em Lobo Leite, disse que o retorno do santo “é uma vitória para a comunidade. Estamos muito agradecidos a todas as autoridades que ajudaram a trazer a imagem”.

“Sentimos muito a falta de São Benedito e ainda sentimos pelos demais que ainda não voltaram, com as de Santa Efigênia e Nossa Senhora da Soledade”, acrescentou. “Agora é só felicidade e agradecimento, primeiro a Deus e depois a todos que nos ajudaram”.

De acordo com o promotor de Justiça Marcelo Maffra, “esse momento, que marca o retorno de São Benedito, é um dos mais importantes na minha carreira enquanto servidor público que atua na defesa do patrimônio cultural”. 

“Que a partir da divulgação desse caso, nós possamos receber mais informações sobre as outras peças que ainda estão desaparecidas. A sociedade e por isso cada um de vocês”, completou.

Segundo o padre Geraldo Barbosa, a comunidade vê o retorno da imagem como um sinal de Deus. ““Devemos ao Leandro, que infelizmente não pôde estar aqui hoje, quando identificou essa imagem no site de leilões e a partir daquele momento, a comunidade se mobilizou”.

“A imagem é muito venerada no Brasil. É uma peça que resgata a cultura negra através dessa manifestação bonita do povo. Benedito lembra esse descendente negro que abraçou com toda humildade a missão do ideal de Francisco de Assis”, narrou.

Com MPMG

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!