A Festa da Luz já revelou que sua terceira e próxima edição, prevista para rolar entre 23 e 26 de maio, será a maior até aqui. Agora, a organização divulgou o tema do evento. Neste ano, o rolê transformará o hipercentro de BH numa “cidade floresta” iluminada.
“A Festa da Luz chega propondo uma ponte entre a cidade e a floresta”, conta Juliana Flores, curadora e diretora artística do festival. “Imaginar uma coexistência entre esses dois ecossistemas é algo urgente. Para nós, a arte tem o poder de traduzir importantes mensagens de formas simples e conectar com a emoção e o imaginário das pessoas”.
Segundo ela, o conceito, que guia a curadoria, busca reflorestar – simbólica e esteticamente – o espaço público e o imaginário coletivo. “Será uma grande festa que celebra a diversidade, as subjetividades e os encontros”, complementa.
A programação da Festa da Luz ainda não foi divulgada, no entanto, já se sabe que a edição será maior que as duas anteriores. Ao todo, o evento receberá nove instalações, quatro performances, shows de música, DJs e a programação de videomapping com VJs de todo o Brasil.
Seis pontos estão na escala da Festa para receber o Circuito da Luz em 2024. São eles: a escadaria da estação Central do metrô, os edifícios Itatiaia e Chagas Dória, o Mirante Sapucaí, o Viaduto Santa Tereza e o Sula. A programação do rolê é 100% gratuita.
Obras marcantes
Nas edições passadas, os letreiros “Bater a laje no céu da boca” e “A vida vai ressurgir copulando só afetos” fizeram bastante sucesso – e causaram controvérsia. Por aqui, fica a expectativa e a curiosidade para o letreiro deste ano. Confira abaixo alguns registros da Festa da Luz.