Alunos de escolas públicas de Minas Gerais plantam 6 mil mudas em homenagem ao Dia da Árvore

alunos plantando mudas em ipatinga
Dia da Árvore em BH é celebrado com plantação de mudas por parte dos alunos de escolas públicas (Divulgação/Semad)

A data de hoje, 21 de setembro, celebra o Dia da Árvore em todo o Brasil. Para marcar esta data, crianças plantaram futuros bosques em várias cidades mineiras. A iniciativa é do programa Jovens Mineiros Sustentáveis, cujo objetivo é plantar 6 mil mudas e promover a consciência ambiental.

A atividade é uma proposta da Semad (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) para que os alunos participantes do programa pudessem plantar mudas por todo o estado.

Desde o dia 5 de setembro, crianças das escolas municipais e estaduais participantes do programa têm recebido ajuda das prefeituras, famílias e vizinhos para cumprir a tarefa. Com isso, várias cidades estão ganhando bosques comunitários.

Plantio aumenta no Dia da Árvore

Nesta semana, por causa do Dia da Árvore, as atividades de plantio se intensificaram, ganhando o nome de “Semana Florestal”. Diversas cidades têm enviado à Semad fotos e vídeos mostrando as crianças plantando quaresmeiras, ipês, jatobás, abacateiros e outras espécies.

Hoje (21), participam do plantio os municípios de Barbacena, Bueno Brandão, Sete Lagoas, Frei Gaspar, Itapecerica, Lagoa Santa, Jaíba, Janaúba, Machacalis, Monte Carmelo, Nanuque, Nova Serrana, Pains, Patrocínio, Pompéu, Salinas, Santa Rita do Sapucaí, São Miguel do Anta, Três Marias e Viçosa.

“É uma ação que estimula os pequenos e os adultos, envolvendo além da comunidade escolar. Estamos muito felizes e orgulhosos dos plantios feitos e esperamos ver, cada vez mais, esse compromisso com o meio ambiente”, diz a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo.

Melhoria na qualidade de vida

O subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco destaca que o objetivo do projeto é melhorar a qualidade de vida da população. Ele também afirma que a iniciativa mostrou o interesse que as escolas têm de proporcionar tal tipo de atividade para os alunos.

“Com união da comunidade escolar, poder público e privado, é possível fazer muito. Não importa a quantidade de mudas plantadas, cada um fez o que pôde para conseguir atender ao desafio e estão de parabéns. Estamos certos de que alcançaremos a nossa meta”, afirma.

Cada cidade lançou mão da criatividade na hora de plantar as mudas . Em Igarapé, foi usado o slogan “140 mudas em um minuto”. Os alunos de duas escolas municipais foram estimulados a plantar, em 60 segundos, uma muda na área verde da cidade.

“Gostei muito de participar, porque sei que, sem um meio ambiente protegido, não temos vida”, diz a aluna Emanuelle Cristine, de 10 anos, que participou da ação do Dia da Árvore.

As mudas plantadas são frutíferas e nativas, e estão sendo doadas pelo IEF (Instituto Estadual de Florestas), secretarias municipais de meio ambiente e também empresas privados. A evolução dos plantios pelos alunos pode ser acompanhada pelo “Arvorômetro” criado pela Semad, disponível no site e no Instagram (@meioambienteminasgerais).

Arreda pra Cá

Nesta semana, o podcast do BHAZ recebe um dos responsáveis por uma das maiores febres de Belo Horizonte: o Xeque Mate. Quem é de outros estados pode até achar que tem a ver com xadrez, mas o povo da capital mineira sabe que se trata de uma bebida. E o criador da receita, Gael Rochael, é nosso convidado desta semana.

A mistura refrescante de chá mate, rum, guaraná e limão surgiu como uma alternativa à tradicional cerveja dos rolês, a princípio apenas para agradar um grupo de amigos. Com o tempo, caiu nas graças do público, conquistou as prateleiras de supermercados e foi sucesso no Carnaval.

Agora, a bebida queridinha dos mineiros busca conquistar a galera de São Paulo e outros estados.

No Arreda pra Cá, Gael deu detalhes sobre a receita, comentou os boatos de que a marca estaria à venda e falou sobre a relação de amor por BH que ajudou a elevar o Xeque Mate. O episódio completo estreou nesta terça-feira (19), confira:

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!