Dono de pitbull que atacou cadela em Juiz de Fora é localizado e a reencontra: ‘Final feliz para todos’

Tutor recuperou a cadela nesta quita-feira (Arquivo pessoal)

O dono da pitbull que atacou uma cadela em Juiz de Fora, na Zona da Mata, foi encontrado nesta quinta-feira (25). O cão estava sob tutela de Denilson Luiz de Souza, o homem que “rolou” no chão para defender a cachorrinha dele, Bella.

O pitbull estava com Denilson desde a manhã de quarta-feira (24), quando entrou na casa do guarda municipal, e atacou cadelinha dele, Bella, de 10 anos. Ao BHAZ, ele contou que nenhum órgão da prefeitura de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, ou do estado se prontificou a ir buscar o cachorro.

“O Corpo de Bombeiros me visitou e disse que não tinham condições de levar a cachorra, porque não tinham onde deixar. Então eu fiquei como tutor provisqório dela”, relata.

Desde então, Denilson começou a compartilhar imagens da pitbull nas redes em busca do tutor. A esposa do dono da cadela viu as publicações e entrou em contato com ele avisando que o animal tinha fugido da residência do casal desde a última segunda-feira.

“Ela me ligou e disse que ele estava em viagem. Ele iria retornar de noite, mas conseguiu chegar hoje mais cedo. Nós conversamos a respeito da tutela e comprovamos que a cachorra era dele. Então passei os documentos da tutela para ele”

Um vídeo registrado pelo guarda municipal mostra o reencontro do tutor com a pitbull, que aparece abanando o rabo e entusiasmada por encontrar o dono. Para Denilson, a história teve um final feliz para todos.

“Estou muito feliz, vocês não sabem a gratidão que eu estou. A Bella está melhorando muito bem, hoje conseguiu almoçar, tomou o remédio e está muito animada. Já até deu algumas voltinhas pela casa. Então foi um final feliz para todos nós”, finaliza.

Relembre o caso

O guarda municipal ficou ferido após tentar proteger a cadela dele do ataque de um pitbull na manhã dessa quarta-feira (24). Vídeo mostra que ele anos chegou a rolar no chão com o animal para tentar tirá-lo de cima da cadelinha.

À Polícia Militar, a vítima contou que escutou o pet chorando na garagem. Quando chegou lá, viu o pitbull arrastando e mordendo a cadela. Ao tentar impedir o ataque, o homem foi mordido e sofreu ferimentos nas pernas e braços.

Vídeo de uma câmera de segurança mostra que o pitbull entrou na garagem da casa de Denilson antes de atacar a cadelinha. Ele foi atendido em um hospital da cidade e está se recuperando em casa. Após a confusão, ele acabou mantendo o animal nos fundos de casa.

“A prefeitura e disse que não era competência dela recolher o pitbull, mas sim do Estado. A Polícia Militar disse que não era competência dela, mas sim do Corpo de Bombeiros. Os bombeiros confirmaram que o papel é deles, mas disseram não ter condições de levar o animal por não ter um lugar adequado para mantê-lo”, disse ele.

Cadela precisou ser internada

A cadelinha Bella sofreu vários ferimentos por conta dos ataques e precisou ficar internada em uma clínica veterinária. Ela levou pontos em alguns machucados, mas já recebeu alta e está em casa.

“A Bella tá assustada, traumatizada, não quer sair de casa. Ela sempre foi muito alegre. Ela está usando aquele cone na cabeça, pois não pode lamber os pontos”, disse.

O que dizem as autoridades?

Ao BHAZ, a Prefeitura de Juiz de Fora informou que, “de acordo com o decreto 44.417/2006 que regulamenta a Lei n°16.301 de 2006, os animais de raças específicas, como os pitbulls, são de responsabilidade do Governo do Estado”.

Também em contato com a reportagem, o Corpo de Bombeiros disse que “não dispõe de abrigo para cães, profissionais veterinários ou qualquer estrutura que possa amparar cães sadios ou doentes” (leia a nota na íntegra abaixo).

Ainda segundo a corporação, os agentes não conseguem realizar a guarda dos cães em quartéis do Corpo de Bombeiros, “por não ser o local adequado, há o risco de contaminação cruzada, por se tratar de uma tropa aquartelada e que procede atendimento e transporte pré-hospitalar”.

Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!