Encontrados mortos cinco da mesma família que desapareceram após desvio na BR-040

Cinco pessoas estavam no carro e não foram mais localizadas (Reprodução/Redes sociais)

Atualização às 20:22 do dia 10/01/2022 : Texto atualizado com a informação do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais de que todos os corpos foram localizados.

Três adultos e duas crianças de uma mesma família, que desapareceram depois de pegar um desvio na BR-040, na Grande BH, foram encontrados mortos hoje (10). Os cinco estavam em um carro e seguiam para o Aeroporto de Confins no sábado (8). Devido ao bloqueio na rodovia causado pelo transbordo da barragem da Vallourec, na altura de Congonhas, o motorista do veículo pegou um caminho alternativo. A informação foi apurada pelo BHAZ com um primo das vítimas e confirmada mais tarde, pelo Corpo de Bombeiros. O secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, que é parente da família, agradeceu o apoio nas buscas e também lamentou as mortes pelo Instagram (veja abaixo).

A família saiu da cidade de Paulo Cândido, vizinha cerca de 20 km de Viçosa. Um dos parentes da família, Wesley Dias, pediu ajuda nas redes sociais, nesse domingo (9), relatando o desaparecimento. Segundo a postagem, o motorista e os passageiros decidiram passar por uma estrada alternativa por volta das 13h25.

Três adultos e duas crianças estavam no carro encontrado soterrado em Brumadinho
(Reprodução/Redes sociais)

Um outro parente registrou na polícia o desaparecimento da família também nesse domingo (9). De acordo com as informações passadas à corporação, ele havia feito o último contato telefônico com um dos passageiros do carro no momento em que eles mudaram o caminho. Depois disso, não conseguiu mais contatá-los.

Os adultos e as crianças estavam em um veículo Toyota Corolla, de cor prata e ano 2006. Os passageiros são Geovane Vieira Ferreira, de 42 anos, Henrique Alexandrino dos Santos, de 41 anos, Deisy Lúcia Cardoso Alexandrino Santos, de 40 anos, Vitor Cardoso Alexandrino Santos, de 6 anos e Ana Alexandrino Santos, de 3 anos.

Carro soterrado

Horas antes da confirmação das mortes por familiares, o Corpo de Bombeiros de Minas recebeu um chamado para atender um deslizamento de terra em Brumadinho. Moradores da região avistaram um corpo que aparentava ser de uma criança e acionaram a corporação.

O local fica no bairro Retiro do Chalé, nas proximidades do Topo do Mundo, e trata-se de um córrego de difícil acesso, coberto por muita lama. O deslizamento de terra ocorreu no sábado (8), data em que a família desapareceu. Porém apenas hoje uma vítima foi avistada, assim como pedaços de um carro já identificado como o Corolla, segundo o familiar que conversou com a reportagem do BHAZ e mantém contato com parentes que acompanham o trabalho dos bombeiros.

buscas familia 040
Bombeiros buscam pelas vítimas em meio à lama. (Divulgação/Corpo de Bombeiros de Minas Gerais)

Desde que os moradores acionaram o socorro, o Corpo de Bombeiros seguiu com os trabalhos de busca e encontrou, até esta noite, todas as vítimas. A informação foi confirmada pelo tenente Pedro Aihara, porta-voz da corporação. Por volta das 20h, os militares continuavam no local, recuperando o corpo da última vítima e objetos pessoais que estavam no veículo.

As vítimas são parentes do secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, que também confirmou as mortes por meio de uma postagem no Instagram.

Edição: Roberth Costa
Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!