Menino de 10 anos encontra arma do tio e morre com tiro acidental em Minas

criança morre tiro acidental
Menino de 10 anos pegou arma do tio policial e atirou contra si mesmo acidentalmente (Reprodução/Prefeitura de Juatuba/Facebook)

A Polícia Civil de Minas Gerais investiga o caso de um menino de 10 anos que morreu após dar um tiro com uma arma, acidentalmente, contra si mesmo, em Juatuba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo a Polícia Militar, Gabriel Gustavo de Souza Mota estava em um sítio com familiares na tarde de sábado. Ele brincava com a prima em um quarto quando pegou a arma de um tio, que é policial militar, e acabou baleado na cabeça. O homem precisou de atendimento psicológico devido ao choque.

O acidente

Familiares contaram à PM que Gabriel e a prima saíram para andar de bicicleta, e, quando retornaram, ninguém tomou conhecimento, já que os adultos estavam na área de lazer.

Segundo o boletim policial, a menina relatou que Gabriel subiu em um banco e alcançou a arma em cima de um guarda-roupa. Ele começou a brincar com o objeto, indo contra a orientação da menina, quando disparou acidentalmente na própria cabeça.

No momento em que ouviu o disparo e os pedidos de socorro, a família correu até o quarto e viu o menino caído no chão. Gabriel foi socorrido até a Policlínica de Juatuba, mas não resistiu.

Escola suspende aulas nesta segunda

A arma estava devidamente registrada. A PC fez apreensão para periciá-la. O caso foi encaminhado à Delegacia de Plantão de Betim. Em nota enviada ao BHAZ, a Polícia Civil disse que realizou os trabalhos periciais no local para identificar as circunstâncias que o menino deu um tiro contra si mesmo, em Juatuba.

Em luto, a escola municipal onde Gabriel estudava suspendeu as aulas desta segunda-feira (24). “A Secretaria de Educação informa que não haverá aula na Escola Municipal Etelvina de Oliveira Guimarães. Motivo: Luto pelo falecimento de nosso amado aluno”, escreveu o perfil nas redes.

Nota da Polícia Civil na íntegra

“Assim que acionada, neste sábado (22/10), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deslocou equipe da perícia técnica ao local do fato, onde foram realizados os trabalhos periciais, com apreensão da arma de fogo utilizada pela vítima, de 10 anos. Todos os levantamentos iniciais de coleta de elementos de provas que irão subsidiar a investigação foram feitos no local. A apuração prossegue pela PCMG em Juatuba para completa elucidação dos fatos.”

Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!