Escrivã da Polícia Civil é afastada por manipular investigações em Minas Gerais

A escrivã manipulou processos em favor de parentes e amigos (Amanda Dias/BHAZ)

Uma escrivã da Polícia Civil de Minas Gerais que atua em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, foi afastada das funções por interferir em investigações. A decisão foi divulgada nesta sexta-feira (21).

De acordo com o Ministério Público de Minas Gerais , a escrivã alterou diversos procedimentos de investigação, abusando da condição de policial. A mulher teria inserido dados falsos em sistemas informatizados da polícia, fraudado processos e coagido servidores com o intuito de manipular inquéritos nos quais os investigados eram seus parentes ou amigos.

A pedido do Ministério Público e da autoridade policial, o juízo da 1ª Vara da Comarca de Araçuaí determinou que a escrivã está proibida de manter contato com as testemunhas, e suspensa do exercício da função de escrivã da Polícia Civil até o fim das investigações. A policial também perdeu o porte de arma de fogo.

A promotora de Justiça Samira Rezende Trindade Roldão ressalta que “ante à lamentável corrupção sistêmica, o Ministério Público segue reafirmando o seu compromisso inegociável de combate à imoralidade e à ilegalidade, em todas as esferas de atuação: civil, administrativa e criminal”.

A decisão judicial adverte que o descumprimento das decisões pode resultar na prisão preventiva da escrivã e determina a comunicação da decisão à Corregedoria da Polícia Civil de Minas Gerais para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

Edição: Roberth Costa
Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!