Frio volta com força e Minas pode registrar temperaturas negativas e geada nesta semana

Geada
Meteorologista afirma que todas as regiões vão sentir o frio nos próximos dias (FOTO ILUSTRATIVA: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online)

Os próximos dias em Minas Gerais serão marcados pela volta do frio e até por temperaturas negativas, além de geadas ao redor do estado. As previsões são do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que alerta para uma onda de frio que deve atingir as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

De acordo com a meteorologista Anete Fernandes, a queda da temperatura já deve começar a ser observada na noite deste domingo (18). Já nesta segunda-feira (19), o Sul de Minas já pode registrar temperatura mínima em torno de 0°C, com formação de geada. Já no Norte, o frio mais intenso deve chegar a partir da terça (20).

“O declínio [das temperaturas] vai pegar todas as regiões do estado. Apesar de ser mais intenso no Sul, todos vão sentir o frio nos próximos dias, apesar deste episódio ser aparentemente mais curto que o anterior“, detalha a especialista do Inmet.

Temperaturas negativas

Já a partir da terça-feira, a temperatura máxima no estado, que costuma ser registrada no extremo Norte de Minas, deve cair de 34°C para 31°C. Até a quinta-feira (22), a máxima deve girar em torno de 30°C. Já a mínima pode atingir até níveis abaixo de zero, segundo previsão do Inmet.

No Sul de Minas, com a intensificação do frio, a temperatura pode chegar a -3°C ainda na terça-feira. “[A temperatura] também vai cair bastante na região Oeste e no Triângulo Mineiro. Esperamos uma geada generalizada nessas três regiões e no Campo das Vertentes”, completa Anete Fernandes.

Frio em BH

Na capital mineira, neste domingo, a temperatura máxima prevista é de 30°C e a mínima registrada foi 15,1°C. Amanhã, a máxima já cai para 28ºC e a mínima se mantém estável.

É na terça-feira que os belo-horizontinos vão sentir a diferença: a previsão é de mínima de 10°C e de máxima de 24°C. “A temperatura permanece amena em BH até, pelo menos, a quinta-feira. Entre terça e quinta, ela não deve passar dos 24°C e a mínima deve oscilar entre 10°C e 11°C”, finaliza a meteorologista.

Sofia Leão
Sofia Leãosofia.leao@bhaz.com.br

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduanda em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagem premiada pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021, além de figurar entre os finalistas do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados.

Comentários