Governo autoriza retorno de 100% dos alunos nas salas de aula em Minas

salas de aula
Desde que se respeite o distanciamento de 90 cm entre os alunos, os ambientes escolares poderão receber todos os estudantes de uma vez (Amanda Dias/BHAZ)

Uma nova versão do protocolo de volta às aulas presenciais foi aprovado pela SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) nesta sexta-feira (8). Agora, as escolas mineiras – das redes pública e privada – poderão retomar com 100% da capacidade de alunos nas salas de aula e nos demais espaços de ensino, inclusive no transporte escolar. 

Antes da modificação, governo estadual permitia uma capacidade máxima de 50%. Agora, desde que se respeite o distanciamento de 90 cm entre os alunos, os ambientes escolares poderão receber todos os estudantes de uma vez.

Além disso, o documento permite uso compartilhado de objetos eletrônicos e volta a liberar o empréstimo de livros em bibliotecas escolares, desde que sejam higienizados. As mudanças já estão valendo e, agora, as instituições de ensino devem se adequar da forma que for necessária para implementar as medidas.

‘Graças à vacina’

Vale lembrar que o uso de máscaras e as demais medidas de proteção permanecem obrigatórias nas instituições públicas e privadas. Para a coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, Eva Lídia Arcoverde, a vacinação foi o principal fator que possibilitou a elaboração dessa nova versão do protocolo.

“O cenário epidemiológico apresenta, hoje, alguns fatores importantes como a vacinação dos trabalhadores da educação e da população em geral, a aplicação dos imunizantes em adolescentes de 12 a 17 anos, a redução da incidência de casos, óbitos e internações, inclusive com queda das taxas de ocupação de leitos”, enumera. 

“São aspectos que nos fazem ponderar sobre os benefícios de maior presença de alunos em ambiente escolar, tendo em vista os prejuízos psicossociais e cognitivos causados pela pandemia”, completa a coordenadora.

Com Agência Minas

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!