Governo de Minas anuncia programa ‘Wi-fi nas Escolas’ para todo o estado

Wi-fi escolas Minas
O programa visa melhorar a conexão nas escolas do estado (SEE/Divulgação)

O Governo de Minas Gerais anunciou, nesta quinta-feira (17), a instituição do programa “Wi-Fi nas Escolas”, que visa melhorar o acesso à internet em instituições de ensino do estado. De acordo com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), serão investidos R$ 65 milhões no projeto.

O programa será executado com recursos da lei federal 14.172 de 2021, conhecida como ‘Lei da Conectividade’. O plano é adequar a conexão à internet das escolas para fins educacionais de estudantes e professores da rede pública de ensino. 

Ainda segundo o governo, cerca de 1,3 milhão de estudantes de mais de 2,1 mil escolas de todas as regiões do estado serão beneficiados com a modernização da infraestrutura de rede sem fio.

“Isso foi planejado por uma equipe técnica delimitando número de equipamentos, internos e externos, pensando no tamanho das escolas e no número de acessos ao mesmo tempo de estudantes e profissionais que trabalham na unidade, gerando ganho para a educação e ensino e possibilitando acesso a todos os aplicativos e sites educacionais”, detalha o superintendente de Infraestrutura e Logística da SEE/MG, José Roberto Avelar.

Modernização nas escolas

A Secretaria de Educação informou que o investimento em conectividade nas escolas faz parte de um projeto de modernização do ambiente escolar. “Além dos benefícios da tecnologia para o processo de ensino-aprendizagem nas salas de aula, o programa vai garantir aos servidores o acesso a serviços educacionais como o lançamento dos dados no Diário Escolar Digital (DED)”, diz o texto.

Com o objetivo de padronizar a capacidade de distribuição da internet nas áreas internas e externas das unidades de ensino, serão contempladas pelo programa até mesmo escolas que já possuem wi-fi. Isso porque a nova infraestrutura de distribuição da rede será integrada a investimentos de novas tecnologias planejadas para a rede estadual, como a reestruturação da rede elétrica e lógica das escolas.

Edição: Roberth Costa
Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!