Carros, motos e até ouro: Governo de Minas leiloa bens apreendidos em operações contra o tráfico

leilão bens apreendidos
A Sejusp vai realizar três leilões de bens apreendidos em operações contra o tráfico de drogas. Os materiais apreendidos somam R$ 10 milhões (Sejusp/Divulgação)

A Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais) vai realizar três leilões de bens apreendidos em operações contra o tráfico de drogas. Segundo a pasta, todos os materiais apreendidos somam mais de R$ 10 milhões.

Ao todo, serão leiloados 47 veículos entre motos, automóveis e caminhonetes, de modelos como Fiat Linea Absolut, Renault Sandero, S10 Advantage, além de ouro, um lote de prata e outras pedras semipreciosas. Os itens poderão ser arrematados a partir da próxima quinta-feira (30).

“A Sejusp vem trabalhando em parceria com o Judiciário e com as forças policiais do estado para avançar na gestão dos bens apreendidos e na descapitalização das organizações criminosas que atuam no tráfico de drogas e em outros crimes”, explica a subsecretária de Políticas sobre Drogas, Cláudia Leite. 

Os veículos considerados recuperáveis podem voltar à circulação e têm direito à documentação. Os arrematantes são isentos de multas, encargos e tributos anteriores à aquisição. Já os itens alienados como sucatas irrecuperáveis só podem ser adquiridos por empresas de desmonte ou reciclagem, devidamente credenciadas em órgãos de trânsito. 

Segundo a Sejusp, os recursos arrecadados serão destinados a ações de redução da oferta e da demanda de drogas, campanhas, estudos e capacitações, além de serem aplicados na gestão do Fundo Nacional Antidrogas (Funad) e nas despesas decorrentes do cumprimento das atribuições da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senad).

Com Agência Minas

Edição: Lucas Negrisoli
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!