Autorizada em Minas Gerais a vacinação de lactantes com crianças de até 6 meses

Lactante
Municípios poderão destinar doses excedentes ao público até a inclusão dele no PNO (FOTO ILUSTRATIVA: Envato Elements)

O Governo de Minas determinou, nesse sábado (19), que lactantes — especificamente de mulheres que amamentam crianças de até seis meses — já podem ser vacinadas contra a Covid-19 no estado, com as doses da 25ª remessa distribuídas ontem. A deliberação é da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde do Estado de Minas Gerais (CIB- SUS/MG)

A comissão recomenda que a vacinação desse público seja feita dentro dos grupos prioritários já elencados pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações), ou durante a imunização da população acima de 18 anos nas cidades. A deliberação ainda prevê que os municípios poderão destinar, “conforme seus critérios”, as doses excedentes para as lactantes, até a inclusão delas como grupo prioritário no Programa Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO).

Vacinação de lactantes em BH

O BHAZ questionou a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) a respeito da inclusão das lactantes na imunização contra a Covid-19 na capital mineira. De acordo com a administração municipal, a nova remessa de doses da vacina será retirada na segunda-feira (21) e os novos públicos contemplados serão divulgados depois disso.

“A Secretaria Municipal de Saúde reafirma a disponibilidade de pessoal e de todos os insumos necessários para a imediata continuidade do processo de imunização”, completou a PBH.

Na capital, as mulheres grávidas a partir da 29ª semana gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto, independentemente da evolução da gestação) sem comorbidades já podem se vacinar contra a Covid-19 desde a última semana. “À medida que a prefeitura for recebendo novas remessas de vacinas contra a Covid (Pfizer ou Coronavac), outros grupos de gestantes sem comorbidades serão imunizados”, afirmou a PBH na última quarta-feira (16).

Critérios

De acordo com a SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais), para receber a vacina, as lactantes deverão apresentar documento de registro de alta hospitalar ou certificado de nascimento da criança, autodeclaração preenchida, documento com foto, comprovante de endereço, CPF e cartão SUS.

A pasta ainda ressalta que as lactantes devem ser vacinadas com os imunizantes Pfizer e Coronavac, “após a devida avaliação individual de risco e benefício a ser realizada em conjunto com o seu médico”.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!