Governo de Minas faz alerta sobre golpes que prometem descontos no pagamento do IPVA

golpes IPVA
A Secretaria de Fazenda de Minas Gerais alertou sobre uma série de golpes que tem sido aplicada oferecendo descontos no valor do IPVA (Amanda Dias/BHAZ)

A Secretaria de Fazenda de Minas Gerais alertou, nesta quinta-feira (20), sobre uma série de golpes que tem sido aplicada oferecendo descontos de até 25% no valor do IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor) 2023.

Segundo a pasta, essa tem sido a estratégia adotada por golpistas para roubar o dinheiro dos contribuintes mineiros com links e sites falsos.

“A fraude mais comum são páginas na internet que imitam o site oficial da Secretaria de Fazenda. Muitas dessas páginas são patrocinadas e aparecem em destaque nas pesquisas feitas no Google, Yahoo e Bing”, alerta a secretaria.

Diante disso, a pasta reforça as orientações sobre os cuidados a serem observados na hora de pagar o IPVA. Confira, abaixo, o passo a passo para pagar o imposto:

  1. Acesse o site www.fazenda.mg.gov.br e, na aba “Tributos”, clique na opção IPVA;
  2. Na sequência, clique na opção “Para Emissão de Guia do IPVA”;
  3. Depois, clique em “GUIA para pagamento de IPVA e Taxa de Licenciamento”;
  4. Em seguida, digite o número do Renavam do seu veículo e escolha o exercício (ano) de pagamento do IPVA;
  5. Sempre confira a barra de endereços para ver se bate com a da Secretaria da Fazenda;
  6. Faça o que for solicitado pelo sistema de segurança reCAOTCHA, como selecionar imagens de semáforos, barcos e etc;
  7. Selecione as parcelas que deseja quitar e clique na opção “Pagamento Via Pix”;
  8. Por fim, antes de confirmar o pagamento, confira o nome do favorecido (ESTADO DE MINAS GERAIS), o CNPJ (18.715.615/0001-60) e a instituição (ITAÚ UNIBANCO).

Pagamento de IPVA via Pix

A Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG) implementou nova modalidade de pagamento do IPVA via Pix a partir de março. A iniciativa tem o objetivo de ampliar o leque de opções disponíveis para os motoristas mineiros. 

Quem tem conta em qualquer instituição financeira ou banco digital (as chamadas fintechs) poderá quitar o tributo acessando o QR Code gerado no Documento de Arrecadação Estadual (DAE) emitido no site da Secretaria de Fazenda.

A escala de vencimentos da segunda parcela do IPVA 2023 começou no dia 13 de abril. Além de facilitar a vida dos proprietários de veículos, a medida vai proporcionar uma redução de custos para o Estado, pois o valor repassado às instituições financeiras por pagamento via PIX é menor que as outras formas de pagamentos disponibilizadas pelos bancos e casas lotéricas.

“O PIX já é uma realidade em grande parte das transações comerciais hoje em dia e o Estado está se adequando e dando mais essa opção ao nosso contribuinte. Inicialmente, essa modalidade está disponível apenas para o IPVA, mas, em breve, pretendemos ampliar para outros impostos e taxas estaduais”, afirma o subsecretário da Receita Estadual, Osvaldo Scavazza.

Com Agência Minas

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!