Governo de Minas leiloa veículos apreendidos em operações

Veículo para leilão
Toyota Corolla é o destaque desta edição (Sejusp/Divulgação)

Treze veículos, entre carros e motos, farão parte do primeiro leilão eletrônico de 2023 de bens apreendidos em operações de combate ao tráfico de drogas do Governo de Minas. Os lances já estão abertos, e um Toyota Corolla é o destaque desta edição.

O leilão será realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) no próximo dia 13 de abril. Os lances podem ser acompanhados neste link, onde também é possível obter informações sobre os itens e avaliar as fotos.

Os bens também poderão ser conhecidos pessoalmente nos dias, horários e locais determinados no edital, disponível aqui.

Os itens considerados recuperáveis podem voltar à circulação e têm direito à documentação. Os arrematantes são isentos de multas, encargos e tributos anteriores à aquisição.

Já os bens alienados como sucatas irrecuperáveis só podem ser adquiridos por empresas de desmonte ou reciclagem, devidamente credenciadas em órgãos de trânsito.

Na última edição, o leilão Sejusp contou até com uma BMW Active Flex, ano 2016/2017.

Receita para cofres públicos

De acordo com a Sejusp, o primeiro leilão de veículos de 2023 traz uma novidade: esta é a primeira vez que ele ocorre sem a participação de um leiloeiro contratado.

Diferentemente das edições anteriores, esta ocorrerá em plataforma própria da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), em sistema lançado nesta semana pelo órgão.

Ainda segundo a secretaria, o leilão busca garantir a eficiência na gestão de bens perdidos em favor da União e trazer receita para os cofres públicos. As iniciativas fazem parte do projeto federal “Esforço Concentrado para a Redução dos Bens Aguardando Destinação”, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, via SENAD, em parceria com a Sejusp.

Os recursos arrecadados são aplicados na gestão do Fundo Nacional Antidrogas (FUNAD) e nas despesas decorrentes do cumprimento das atribuições da SENAD, órgão gestor do fundo. 

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!