Homem é preso ao tentar entregar cobra mexicana exótica a morador de São João del Rei

cobra exótica
Segundo a corporação, animal exótico tem cerca de 6 meses de idade (PCMG/Divulgação)

A Polícia Civil de Minas apreendeu uma cobra exótica de origem mexicana que estava sendo transportada de forma ilegal, na última semana. Segundo a corporação, o animal também apresentava condições inadequadas e não tinha documentações em dia. Um homem foi preso em flagrante.

Investigações primárias apontaram que a cobra em questão pode valer cerca de R$ 7 mil quando vendida ilegalmente. O suspeito estaria transportando a serpente para entregá-la a um homem de 43 anos, em São João del Rei, na região Central de Minas.

As autoridades monitoraram a residência do homem e fizeram a abordagem no momento em que ele entregava a cobra negra, conhecida como Nigritus. No interior de uma embalagem, os policiais encontraram o filhote, da espécie Lampropeltis getula nigrita, de cerca de seis meses de idade.

O homem que fazia a entrega foi detido em flagrante e encaminhado à delegacia. Já o animal, que foi adquirido no mercado clandestino, está sob cuidados especiais em um setor específico da polícia.

Animais silvestres são resgatados em Contagem

No mês passado, a Grande BH também foi palco de um crime envolvendo o comércio ilegal de animais. Cerca de 50 pássaros silvestres estavam sendo mantidos em cativeiro em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. O homem que mantinha os animais sem autorização foi encaminhado à delegacia da cidade.

Dentre os pássaros apreendidos, estavam o azulão, o papagaio-verdadeiro e o canário-da-terra. Segundo o chefe do GPA, Paulo Loureiro, todos os animais pertenciam à fauna brasileira. Eles foram encaminhados ao Cetras (Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres) e, depois da reabilitação, foram soltos em seus habitats naturais.

Ainda de acordo com a autoridade, é provável que o dono da residência capturasse os animais para vendê-los ilegalmente. Segundo o chefe de gerenciamento da Guarda Civil, Adrinei Eustáquio, o tráfico de animais silvestres não é apenas uma prática criminosa, como é também uma ameaça para as espécies de animais e para a preservação da biodiversidade brasileira.

Venda de animais silvestres é crime

A Lei 9.605 de 1998 afirma que vender animais silvestres é crime, no que tange à “venda, exportação, aquisição, guarda em cativeiro ou transporte de ovos ou larvas, sem a devida autorização”. O artigo 29 também descreve como ato ilícito matar, perseguir, caçar, apanhar ou usar espécies silvestres sem permissão da autoridade competente.

O indivíduo que praticar o ato ilegal tem pena prevista de seis meses a um ano, período que pode ser dobrado em alguns casos. Na situação da caça profissional, a detenção pode ser aumentada em três vezes.

São animais silvestres animais que “pertencem às espécies nativas, migratórias e quaisquer outras, aquáticas ou terrestres, que tenham todo ou parte de seu ciclo de vida ocorrendo dentro dos limites do território brasileiro ou águas jurisdicionais brasileiras”.

Com PCMG

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!