Papagaio, azulão e mais: Pássaros silvestres são resgatados de cativeiro em Contagem

Pássaros silvestres
Homem que mantinha os animais sem autorização foi encaminhado à delegacia (Guarda Civil de Contagem/Divulgação)

Atualização às 17:12 do dia 17/02/2022 : Atualizado para incluir informações repassadas pela Polícia Civil.

Cerca de 50 pássaros silvestres que estavam sendo mantidos em cativeiro foram resgatados na manhã desta quinta-feira (17), em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. O homem que mantinha os animais sem autorização foi encaminhado à delegacia da cidade.

O resgate foi feito pelo Grupamento de Policiamento Ambiental (GPA) da Guarda Civil de Contagem, na casa do suspeito, no bairro Parque São João. Além dos pássaros, também foram encontrados alçapões e uma caixa de transporte.

Ao BHAZ, o chefe do GPA, Paulo Loureiro, informou que todos os animais são da fauna brasileira. Entre os pássaros resgatados estão espécies como trinca-ferro, azulão, coleirinho, pretinho, tico-tico-rei, canário-da-terra e sanhaço-do-coqueiro, além de um papagaio-verdadeiro.

Os bichinhos serão encaminhados ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras). Ainda segundo o chefe do GPA, depois de passarem pela reabilitação, os pássaros serão soltos em seus habitats naturais.

Crime

De acordo com Paulo Loureiro, é provável que o proprietário da residência viva da captura e da venda de animais silvestres.

“As condições em que os animais foram encontramos reforçam as suspeitas de comércio ilegal, embora isso só possa ser reafirmado com a abertura de processo e investigação”, explica.

Ainda nesta manhã, o suspeito foi encaminhado à delegacia de plantão da Polícia Civil em Contagem. Procurada pelo BHAZ, a corporação informou no início da tarde que a ocorrência estava em andamento e que, após conclusão dos trabalhos de polícia judiciária, será possível informar sobre investigações, apreensões ou prisões, caso ocorram.

Segundo o chefe de gerenciamento da Guarda Civil, Adrinei Eustáquio, o tráfico de animais silvestres não é apenas uma prática criminosa, como é também uma ameaça para as espécies de animais e para a preservação da biodiversidade brasileira.

“A orientação é para que as pessoas não comprem animais silvestres com o objetivo de mantê-los em casa. O melhor é dar prioridade aos animais domésticos”, recomenda.

Denuncie

A comercialização e o tráfico de animais silvestres é crime contra a fauna e a pena prevista é de até um ano de prisão, além do pagamento de multa.

De acordo com a equipe do GPA, as denúncias são fundamentais para que os agentes da Guarda Civil cheguem aos autores e possam impedir que delitos e práticas de maus-tratos continuem a ser cometidos.

A denúncia é anônima e deve ser feita por meio da Central 153. Ela também pode ser feitas pessoalmente em qualquer comando mais próximo da Guarda Civil.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!